quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Jornalismo de sarjeta...



"Jornalismo de sarjeta", na feliz designação de José Sócrates, é o jornalismo que incomoda o poder socratino. Esta página, com esta fotografia escolhida a dedo, é certamente mais um excelente exemplo do bom jornalismo e motivo de mais um rasgado elogio do primeiro-ministro a João Marcelino...


Outra prova de que não há asfixia democrática...



A Associação Sindical dos Juízes Portugueses declarou que «repudia» a suspensão da classificação do magistrado Rui Teixeira e que «os juízes perderam a confiança» no Conselho Superior da Magistratura, pedindo a demissão de quem votou a favor da suspensão.

Sol


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Transcrição do dia

José Sócrates ganhou as eleições, com certeza, mas conseguiu ter um resultado pior do que o de Ferro Rodrigues contra Durão Barroso em 2002 e é o único primeiro-ministro reeleito que desce a sua votação do primeiro para o segundo mandato (Cavaco e Guterres subiram sempre). Se tivesse chegado perto dos 40% que lhe davam ao princípio da noite, ainda haveria alguma surpresa pela positiva. Ficando na casa dos 36% (abaixo dos valores de todas as sondagens de sexta-feira), pouco há para festejar. A consequência deste resultado, que nem é carne nem peixe, é que Sócrates vai ter que demonstrar que sabe governar em minoria (maioria absoluta com outro partido, só se ele for de direita), o que, tendo em conta o seu perfil psicológico e a sua acção nos últimos quatro anos, é como pedir ao Conde Drácula para se dedicar aos sumos naturais.

João Miguel Tavares (um dos jornalistas processados pelo democrata Sócrates)
Diário do Governo (extinto Diário de Notícias)



Um país de joõezinhos marcelinhos...

Quem ouviu os comentadeiros e paineleiros de quase todos os canais de televisão e emissoras de rádio ficou com a sensação de que o PS socratino tem um laboratório de colonagem de joõezinhos marcelinhos...

A força de um adágio


Um adágio popular sintetiza eloquentemente a postura de incondicional submissão de Cavaco Silva a José Sócrates durante o conúbio estratágico dos últimos 4 anos: «Quanto mais se baixa mais se lhe vê o cú!».

Agora que Sócrates se habituou, é tarde para Cavaco Silva recuperar a dignidade perdida.

Claro que pode recusar-se a indigitar um eventual corrupto do Caso Freeport.

Mas isso era coisa para um presidente de barba rija.

E com um PSD em ruínas, Sócrates é bem capaz de esticar a corda até forçar novas eleições.

Este pobre povo de ignorantes é bem capaz de lhe voltar a dar maioria absoluta...

À Comunicação Social ou ao País?



Como hoje não está no Brasil, não é Carnaval, nem está a comer bolo-rei, o Sr. Silva fará «
uma declaração à comunicação social».

Conviria mais que falasse aos Portugueses...

Depois de mais de 4 anos a alimentar um monstro, conviria que se explicasse.

A sua carreira política é certamente importante, para ele.

Mas Portugal é seguramente mais importante, para nós!...


Em que planeta viverá o arauto da Socratinice?

Sócrates
O triunfo do PS é sobretudo a vitória pessoal do seu secretário-geral, que resistiu estoicamente à fronda da oposição contra si, incluindo as tentativas de assassínio de carácter, uniu o partido, resgatou o notável desempenho do seu governo e não abandonou o seu projecto de modernização e de progresso do País.
A comunicação social e os partidos de oposição transformaram estas eleições num plebiscito pessoal de Sócrates. Ele venceu.

Vital Moreira


Primeiro, não se viu em toda a campanha eleitoral a mínima referências à podridão da vida do sr. José de Sousa, nem às habilitações académicas que não, nem às casas da beira que ele não desenhou mas cujos projectos assinou, nem à Cova da Beira, nem ao Freeport.

Em segundo lugar, para se assassinar um carácter é preciso existir um carácter, ou não será?

E no caso de José de Sousa...


Pobre Vital!...

Anedota do dia...

Comunicação social
Quase sem excepção alinhou numa atitude de desgaste e flagelação do Governo do PS, e em espacial de Sócrates, contra o qual moveu sistemáticas campanhas de assassínio de carácter, a par do branqueamento das evidentes fragilidades da líder do PSD.

Vital Moreira

O mestre coimbrão continua a achar que somos todos parvos...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Contas públicas em ordem...


INE envia segunda notificação por défice excessivo em 2009 para o Eurostat

Mon Sep 28 2009 12:14:00 GMT+0100 -

O Instituto Nacional de Estatística (INE) enviou hoje a segunda notificação do ano no âmbito do procedimento dos défices excessivos para o Eurostat, projectando que Portugal termine o ano com um défice de 5,9 por cento.

As previsões para o saldo orçamental de 2009 apontam ainda que a dívida bruta das administrações públicas se situe nos 74,5 por cento do Produto Interno bruto (PIB).

O INE explica que as estimativas dos agregados para este ano são da responsabilidade do Ministério das Finanças, que mantém assim a estimativa para o défice orçamental que o anterior Governo de José Sócrates defendeu até ao final da legislatura.

Entre a primeira e esta segunda notificação, o instituto alerta ainda que foi revista em alta “em cerca de 115 milhões de euros”da necessidade de financiamento das administrações públicas, respeitante a 2008, no equivalente a 0,07 por cento do PIB.

Publico.pt




Dois irmãos separados à nascença...


... com uma grande diferença...

Hugo Chávez não era o candidato espanhol...


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, uniu-se hoje "ao júbilo" dos socialistas portugueses pela vitória nas eleições legislativas deste domingo e considerou que "o socialismo é o caminho". "Nós juntamo-nos ao júbilo que há nos socialistas portugueses, nós os socialistas do mundo. Esse é o caminho", disse, durante a II Cimeira África/América do Sul (ASA), que decorre na ilha venezuelana de Margarita, subordinada ao tema "fechando brechas, abrindo oportunidades" e que conta com a presença de 28 chefes de Estado e de Governo, oito deles da América do Sul.

"Última hora, os socialistas declaram-se vencedores nas eleições portuguesas", anunciou Hugo Chávez, dizendo que "o Partido Socialista que governa Portugal declarou-se, hoje, vencedor das eleições legislativas, depois das projecções de voto difundidas pelas televisões lhe atribuírem de 36 a 40%" dos votos. "Esse é o caminho, o socialismo! África tem muito que apostar nisso, o socialismo africano, corrente muito forte que surgiu no século XX, que trataram de apagá-la mas que aí está, viva. (Muammar) Kadhafi é uma testemunha disso, da República Socialista da Líbia", frisou.

Sublinhando estar à espera de informação oficial, Hugo Chávez frisou ainda que "o primeiro socialista foi (Jesus) Cristo, para nós, para mim que sou cristão". "Alguém imagina Cristo capitalista? Ah!, Judas, que o vendeu por umas moedas. Esse é o capitalista, que vende até Cristo, até o pai e a mãe pelo dinheiro e a Cristo o crucificaram pelo amor à gente e ao povo, à igualdade", disse.

Hugo Chávez recordou que é de Jesus Cristo a frase "mais fácil será que um camelo passe pelo olho de uma agulha que um rico entre no reino dos céus". "Isso é socialismo", considerou.

Negocios.pt


Pormenor técnico

Há que lembrar que jurídico-constitucionalmente, o Presidente da República não é obrigado a convidar o PS a formar governo, nem é obrigado a indigitar José Sócrates caso convide o PS a formar governo.

No entanto, com Cavaco Silva, o mais certo é o conúbio estratégico prosseguir...

domingo, 27 de setembro de 2009

Bando de suicidas



Além de terem voltado a dar maioria ao partido que decisivamente fez avançar Portugal rumo ao abismo, cerca de 54% dos portugueses votaram em três partidos cujos programas políticas transformariam Portugal na Nova Albânia.

Isto já não é um país! É um bando de suicidas!...

A possível derrotada



Ficou evidente que o principal móbil de José Sócrates ao recandidatar-se a estas eleições legislativas não era apenas um projecto meramente pessoal de poder, mas o instrumento vital de sobrevivência no Caso Freeport.


Esperemos que as principais derrotadas nestas eleições não seja a independência do Ministério Público!...

Qual dos dois foi o principal vencedor das eleições...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Até dia 27


Já se viu que para governar, falta-lhe visão, falta-lhe projecto, falta-lhe competência.


Mas para vender banha da cobra, é artista português de reconhecidos méritos.

E não lhe falta um povo ignaro sempre pronto a cair nas suas patranhas.

Dia 27 se verá!...

Sem comentários


Expresso diz que Belém mantém suspeitas de vigilância

Quatro dias depois de o Presidente da República ter afastado Fernando Lima da chefia do gabinete de assessoria para a Comunicação Social, o “Expresso” noticia que a Presidência da República “insiste” em manter as informações sobre a suspeita de que assessores de Cavaco Silva tenham estado sob vigilância. Isto apesar de o SIS (Serviço de Informações de Segurança) continuar a negar quaisquer escutas a Cavaco Silva. O “Expresso” cita mesmo um informador de Belém que diz que o caso é “sério e delicado”.

Público

Anedota do dia...



Luís Figo, futebolista internacional português, manifestou hoje o seu apoio ao PS nas eleições legislativas, considerando o líder socialista, José Sócrates, como uma pessoa "séria, honesta e profissional" como político. Negócios.pt

Quando é preciso insistir muito em certas qualidades da pessoa é porque isso não é muito evidente...

De um boxista nós até compreendíamos. Talvez Figo tenha levado alguma bolada na cabeça...

Ficámos a conhecê-lo melhor...




quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Augusto SS em acção

Claro que o Ministro da Propaganda não podia deixar de estar em cima dos acontecimentos e a Agência Socratina (defunta LUSA) tinha de estar ao serviço dos mandantes que não instrumentalizam o jornalismo nem asfixiam a democracia...

O que ainda nos esperará o dia de amanhã?...


Director do PÚBLICO nega participação em campanha do PSD

24.09.2009 - 15h49 PÚBLICO

O director do jornal PÚBLICO, José Manuel Fernandes, negou hoje, confrontado pelo Conselho de Redacção do jornal, que a sua presença ontem num jantar em Santarém organizado pelo PSD e pelo CDS possa ser lido como uma participação numa “acção de campanha”.

Numa declaração enviada aos membros do Conselho de Redacção, a pedido desse organismo, José Manuel Fernandes diz que as notícias publicadas hoje por vários órgãos de comunicação social, incluindo a agência Lusa, que dava conta da sua presença em Rio Maior numa acção de campanha do PSD, são abusivas:

“Não participei, ao contrário do que sugere o telex da Lusa, em qualquer acção de campanha. Desloquei-me a Rio Maior para fazer o que por regra faço sempre em períodos eleitorais: assistir a uma ou duas acções de campanha para contactar com o que se passa no terreno. Tinha uma aberta ontem à noite, os líderes do PS e do PSD estavam muito longe de Lisboa, aquela sessão - um jantar debate - tinha a curiosidade de juntar uma figura do PSD e outra do PP.”

O director do PÚBLICO repudiou veementemente a leitura que atribuiu uma conotação política ao facto de ter ido assistir a uma acção de campanha.

“Tive o cuidado de chegar só depois do jantar e sentei-me no primeiro lugar vago que me indicaram, por sinal perto de onde o único jornalista presente tinha deixado o seu material.”

José Manuel Fernandes diz que não fez declarações nenhumas e que no final foi confrontado por um jornalista da Lusa pela razão da sua presença ali: “Entrei mudo e saí calado. Mas, depois de sair, um jornalista da Lusa que nunca vi na sala perguntou-me o que estava ali a fazer.”


Como funciona a máfia...



José Lello e António Braga acusados de negociar cargos em troca de financiamento partidário

O dirigente do PS José Lello, e o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, são acusados de negociar cargos em troca de financiamento partidário com o empresário Licínio Santos envolvido na Máfia dos Bingos, adiantou hoje a TSF. A acusação partiu de Aníbal Araújo, outro membro do PS que foi cabeça-de-lista pelo círculo de Fora da Europa, nas legislativas de 2005.

Público

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Conteúdo socratino da campanha

Ora, encontre-se lá um único conteúdo programático nesta campanha do clone do engenheiro Sócrates...




Pedro Silva Pereira foi o homem das despesas da campanha socialista em Trás-os-Montes, que começa a falar já em triunfo. À tarde, em Chaves, referiu-se a uma «onda a favor de uma nova maioria». À noite, em Vila Real, a uma «grande vitória». Entre as acusações ao PSD, apontou aos sociais-democratas uma «aliança objectiva com todas as forças conservadoras» e ter enveredado por uma «oposição destrutiva», sem conseguir constituir-se como «alternativa». Numa tirada de ironia, o cabeça-de-lista de Vila Real questionou-se ainda sobre quando é que começará a campanha «laranja».

«Já sabemos que a dra. Manuela Ferreira Leite parece que não gosta de comícios, nem tão pouco de autocarros. Ao que diz, prefere fazer uma campanha de esclarecimento. Pois eu, então, tenho uma pergunta: afinal quando é que começa essa campanha?», deixou desta forma a questão no ar. Mas apenas por um momento. Depois, em jeito de resposta, atirou: «A campanha do PSD, a continuar assim, vai ser uma grande campanha de emagrecimento do PSD na sociedade portuguesa».

Pedro Silva Pereira, dizendo que é tempo de «balanço», defendeu que «o PSD fracassou na sua principal responsabilidade como maior partido da oposição». «Nestes quatro anos, o PSD só soube fazer uma oposição destrutiva», anotou. «Foram contra tudo, contra todas as reformas».

Numa nova resposta às acusações sociais-democratas de uma aliança secreta do PS com o BE, o dirigente socialista apontou: «É pelo menos extraordinário que o PSD venha agora inventar essa teoria de um acordo secreto do PS com o BE, ou sei lá com quem, porque a verdade é que, ao longo de quatro anos, o que vi, o que todos vimos, foi uma aliança objectiva do PSD com todas as forças conservadoras», disse.

«Foram fechar-se lá em baixo, no teatro»

Voltando ao território da ironia, Silva Pereira, numa praça cheia de gente, recordou a passagem de Manuela Ferreira Leite por Vila Real, e o comício «laranja». «Vieram aí e foram fechar-se lá em baixo, no teatro», disse. Depois, uma alfinetada, com uma referência ao afastado Pedro Passos Coelho, natural de Vila Real.

«Discutiam se tinha entrado alguém sem convite e parece que quem não falou foi o mais aplaudido da noite». Em Vila Real soltou-se uma gargalhada entre a assistência, abrindo espaço ao remate de Silva Pereira: «O PS de vila real, todo o PS, é outra coisa». «Fique a dra. Manuela Ferreira Leite a saber que o ar que se respira é o ar da democracia, é o ar da tolerância, é o ar da liberdade». «O PS é o partido do povo», disse ao povo à sua frente o dirigente «rosa». «É o povo que lhe vai dar uma grande vitória nestas eleições».

Já com o voto útil na mira, Pedro Silva Pereira apontou depois ao espectro à esquerda do PS. «Todos os votos nesses partidos à esquerda são votos que protegem a direita».

Um «transmontano» José Sócrates, que encontrou a mãe ao pé do palco para um abraço, apresentou o PS à região que diz ter no «bilhete de identidade» como o único garante da «estabilidade». Mas não resistiu a um toque de triunfalismo. «Este comício marca bem o início de uma grande vitória do PS ao serviço de Portugal».


IOL

O fantástico líder



Viagem a um universo paralelo

por Paulo Tunhas, Publicado em 23 de Setembro de 2009

Um primeiro-ministro de um universo paralelo deu uma entrevista a um jornal. Lê-la é sair deste mundo

Será o primeiro-ministro das entrevistas o mesmo da vida real?

Domingo passado, bem cedinho, tive acesso a um universo paralelo. Lia jornais e blogues, e estava tudo bem. Enfim, pelo menos o costume. Um bocadinho surpreendido pela ferocidade de algumas certezas, mas nada de grave. Pela terceira chávena de café, no entanto, tudo mudou.
Era uma entrevista de um primeiro-ministro, no "Diário de Notícias". Um bravo primeiro-ministro que nunca na sua vida fez qualquer pressão sobre um só jornalista deste planeta ou de outro. Nunca. Um primeiro-ministro que sempre buscou ter uma relação "distante" com a comunicação social. (Ao contrário de quem? De Cavaco Silva, adivinhou.) O primeiro-ministro em questão prepara-se afincadamente para os debates políticos. Não só porque odeia como ninguém o pecado da soberba, como igualmente, mesmo principalmente, porque a "comunicação social moderna" (no tempo dos faraós era diferente) não lhe concede a devida oportunidade para dar conta ao país das suas obras, coisa que os debates finalmente lhe permitem fazer.
Fora das obras resta-lhe pouco tempo para outras atenções. Não faz ideia de quantas pessoas viram os debates em que participou.

Não perde um só segundo do seu precioso tempo a pensar em eventuais desventuras da oposição.

Desconhece até o nome dos presidentes das maiores empresas. Não lê as entrevistas dos grandes empresários. Só acredita na ciência, em particular a dos "cientistas políticos", que adora. É mesmo, pela distracção, quase uma espécie de Professor Tournesol. Só lhe falta andar de pêndulo na mão, apaixonado pela radiestesia. Desde que a oposição não lhe chame "zuavo", está tudo bem. E detesta, com intenso desprezo, aqueles que vêem "conspirações em todo o lado". (É verdade, juro.) Coerentemente, deixa a "maledicência" aos outros, aos especialistas da infâmia.
Ah, e é amicíssimo da cultura! Só vê, de resto, a RTP 2, porque não tem telenovelas nem concursos. Porque o que lhe interessa é, no fundo, a espiritualidade. Não sendo católico, nem acreditando em milagres - era o que faltava, meu Deus! -, gosta da partilha da espiritualidade. "Partilha", note- -se, não o vão tomar por um monge solitário perdido no árido deserto. Isso é que não. Solidário, mas não solitário.
Por pura coincidência, este primeiro-ministro - este santo e impoluto homem, esta fatal maravilha da nossa idade - chama-se, a fazer fé no "Diário de Notícias", exactamente co- mo o deste nosso mundo, José Sócrates. Sim, esse mesmo. Há, de facto, coisas extraordinárias.

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto

Exemplo de eficácia do governo socratino

Portugal perdeu no ano passado 71 milhões de euros de fundos estruturais comunitários por falta de absorção no prazo previsto, o que representa o valor mais elevado dos 27 países da União Europeia (UE).

Público


Mais uma prova de que não existe asfixia democrática


Autor de biografia de Sócrates acusa distribuidor de congelar publicação

por Mariana de Araújo Barbosa,

Publicado em 22 de Setembro de 2009


Rui Costa Pinto acusa a distribuidora Dinalivro de ter atrasado a publicação da biografia não autorizada de José Sócrates "José Sócrates - o homem e o líder" por medo de represálias.

O autor do livro diz que a distribuidora "fez tudo" para evitar que a obra fosse publicada antes das eleições do próximo domingo, adiantando ao jornal "24 horas" que o livro denuncia várias situações em que o primeiro-ministro terá exercido pressões sobre a comunicação social e que Sócrates é bipolar. "Sócrates é um homem bipolar: por um lado temos o lado generoso do homem e líder, que deve ser assinalado; mas por outro temos a pessoa colérica, autoritária que se transforma como ele próprio diz, num 'animal feroz'.

Rui Costa Pinto, ex-jornalista da "Visão" e de "O Independente", afirma ter sido contactado pela distribuidora Dinalivro, depois de ter rescindido contrato por "quebra unilateral de comunicação". "Eu não quero fazer-me de vítima, porque para isso já basta o primeiro-ministro, nem estou a sugerir que houve aqui algum tipo de pressões por parte de Sócrates ou do PS, porque sei que ninguém se atreveria a fazê-lo, mas o facto é que a distribuidora fez tudo o que podia para atrasar a publicação da biografia", disse, em declarações ao 24 horas.

Contactada pelo jornal, a Dinalivro rejeita as acusações de Rui Costa Pinto, afirmando que não distribuiu ainda a publicação porque não a recebeu.

diário I

O Salvador da Pátria ou o retrocesso civilizacional...

Sem comentários...


Sócrates
Investimentos em Trás-os-Montes só com vitória do PS

O secretário-geral do PS defendeu hoje que só com uma vitória soicalista poderão concretizar-se projectos de investimentos relevantes em Trás-os-Montes, salientando que a auto-estrada para Bragança é uma questão de justiça.

Negócios.pt

Elevação de campanha



A inenarrável ministra da educação, depois de se ter desmultiplicado a dar entrevistas e a escrever artiguelhos de propaganda em todos os jornais, jornalescos e pasquins, deu mais um sinal de elevação política do Partido Socratino, avisando os pais dos alunos de que, se o PS não ganhar as eleições, acabaram os Magalhães...

Um voto, portanto, está ao preço de um Magahães. Não espanta que Hugo Chávez tenha aderido tão entusiasticamente ao projecto...

Programa de distribuição do computador Magalhães suspenso

Um ano depois do Governo entregar nas escolas os primeiros Magalhães a TSF apurou que o programa está suspenso. Fonte do plano tecnológico da Educação adiantou mesmo não dispor de qualquer informação sobre a continuidade do projecto.

TSF

Sobre a axfixia democrática que não existe...



O ministro da Justiça falou mesmo com Lopes da Mota sobre os procuradores do processo Freeport. É o que revela à TVI o advogado do presidente do Eurojust, que está acusado de ter pressionado ilegalmente esses magistrados para arquivarem as suspeitas contra José Sócrates.

Para Magalhães e Silva, contudo, as conversas foram naturais, entre pessoas que se conhecem há muito tempo. A TVI perguntou ao ministro da Justiça a que título falou com Lopes da Mota sobre os procuradores do Freeport. Alberto Costa, na resposta, disse apenas que já prestou todos os esclarecimentos ao Parlamento.

«O que foi conversado foi isso, ponto. Não foi o processo Freeport nos termos concretos, foram os aspectos procedimentais. Era o que qualquer um de nós diria num almoço, tipo: Ouça lá, ó Lopes da Mota, e essa coisa do processo Freeport que está a ser medida pelo Eurojust, as coisas estão a funcionar melhor? Parece que andou aí atrasado tanto tempo», conta Magalhães e Silva a propósito da conversa entre Alberto Costa e Lopes da Mota.

Quanto confrontado sobre a possibilidade de o ministro ter falado sobre os procuradores Vítor Magalhães e Pais Faria, o advogado foi mais defensivo: «Sobre isso não vou dizer mais nada, porque dizer mais representaria estar a revelar o que está no processo». Também reconhece que Lopes da Mota disse «inequivocamente» a Alberto Costa que se tratavam de procuradores «sérios e honestos».


TVI

22-09-2009 20: 05





terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sinópse da catástrofe socialista



1. O PS governou o país 12 anos nos últimos 14 anos. E deixou o país assim:

2. 20% dos jovens dos 20 aos 30 anos no desemprego.

3. 50 mil licenciados sem emprego.

4. 300 mil a receberem RSI; muitos há mais de oito anos.

5. Justiça parada, lenta e partidarizada. Veja-se o caso do juíz Rui Teixeira.

6. Imprensa controlada e domesticada com saneamentos de jornalistas incómodos. Veja-se os casos da TVI e do Público com o primeiro-ministro a fazer sucessivos ataques públicos aos jornalistas Manuela Moura Guedes e José Manuel Fernandes.

7. Um primeiro-ministro que acumula suspeitas atrás de suspeitas e casos no mínimo estranhos.

8. O PIB a cair mais de 3% nos últimos 12 meses. A economia do país estagnada nos últimos dez anos. Portugal a divergir da média da UE correndo o risco de ficar, em breve, entre os últimos cinco lugares.

9. O endividamento recorde das famílias e empresas.

10. Défice público a ultrapassar os 6%. Há economistas que dizem que já vai nos 10%.

11. Taxa de desemprego oficial de 9,3%. Na realidade, são mais de 600 mil desempregados. Previsões da OCDE para 2010: 11,7% de desemprego.

12. Leis penais que impedem os juízes de prender os criminosos. As penas mais leves da União Europeia para homicídios.

13. Uma carga fiscal que está a empobrecer a classe média.

14. Uma escola pública obrigada a fabricar sucesso educativo estatístico sem preocupação pela qualidade das aprendizagens.

15 Humilhação e ataques continuados ao maior grupo profissional do país, os professores, obrigando-os a passar o tempo mergulhados em papéis.

Como é possível arriscar dar mais 4 anos ao partido que criou este desastre?

Profblog.org




segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Crápulas




21 Setembro 2009 - 09h00

Estado do Sítio

Encomenda rosa

O facto é que uns crápulas aceitaram uma enconomenda e cometeram um crime grave de violação de correspondência.

O Presidente da República desconfia seriamente que elementos ligados ao Governo do senhor presidente do Conselho andam a vigiar a Presidência da República há bastante tempo. Por isso mesmo solicitou na semana passada uma busca às instalações de Belém para detectar eventuais escutas. Este facto é grave e levaria em circunstâncias normais o Chefe de Estado a demitir de imediato o Governo e o respectivo presidente do Conselho. Como estamos a poucos dias de eleições, o assunto estará de imediato em cima da mesa caso o partido do senhor Presidente do Conselho vença as Legislativas.

Esta situação é clara para qualquer pessoa e é natural que o assunto seja matéria de interesse público e alvo de naturais investigações jornalísticas. As primeiras notícias sobre o assunto saíram no jornal ‘Público’ e não devem ter sido bem recebidas em S. Bento e no Largo do Rato. Na verdade, o partido do senhor presidente do Conselho anda há mais de um ano a fazer guerra a Cavaco Silva. O primeiro sinal foi o Estatuto dos Açores, em que o senhor presidente do Conselho não respeitou compromissos assumidos com o Presidente da República, uma situação totalmente intolerável tanto do ponto de vista institucional como pessoal. A quebra de confiança entre Belém e S. Bento é irreversível e estará em cima da mesa depois de 27 de Setembro se o eleitorado der a vitória ao partido do senhor presidente do Conselho.

Na sequência destes factos, a máquina socialista pôs-se em movimento e, com a cumplicidade sabe-se lá de quem, teve acesso à correspondência privada do jornal que iniciou a investigação. Esses e-mails foram enviados posteriormente para vários órgãos de Comunicação Social e houve um, por acaso centenário, que aceitou publicar uma parte dessa correspondência privada, tornando-se, a partir desse momento, cúmplice de um crime grave de violação de correspondência privada. Não vale a pena chamar à colação questões éticas ou deontológicas. O que está em causa neste assunto nojento é a acção de um conjunto de crápulas que devem obviamente ser levados a tribunal. Os crápulas que violaram a correspondência e os que a publicaram. Anda muita poeira a voar e a polémica tem vindo a revelar o carácter viscoso de muita gente. O caso é tão simples como isto. Uns crápulas empregados do senhor Oliveira aceitaram uma encomenda e devem ser julgados por terem cometido um crime de violação de correspondência. Ponto final.

António Ribeiro Ferreira, Grande Repórter

Foi você que negou a asfixia democrática?


Jornalista escreveu artigo de opinião a criticar primeiro-ministro
Sócrates requere abertura de processo contra jornalista João Miguel Tavares
21.09.2009 - 21h35 PÚBLICO
O primeiro-ministro, José Sócrates, requereu a abertura de instrução do processo que moveu contra o jornalista João Miguel Tavares, noticia hoje o blogue da TSF "Governo Sombra".

O Ministério Público tinha determinado que o processo fosse arquivado, considerando que o artigo de opinião, “José Sócrates, o Cristo da política portuguesa”, publicado no "Diário de Notícias", não ultrapassava os limites da crítica a Sócrates, enquanto figura pública. O primeiro-ministro, ao pedir a abertura de instrução do processo, mostra vontade de continuar com o litígio.

O artigo de 3 de Março deste ano criticava o líder socialista quando este pediu “a decência da vida democrática”, durante a abertura de um congresso. João Miguel Tavares defendeu que Sócrates deveria manter o “mínimo de decoro e recato em matérias de moral”, depois de ser confrontado com as polémicas da sua licenciatura, do Freeport, entre outros casos.

Para o jornalista, ainda mais grave foram as declarações feitas por José Sócrates que insinuavam a sua ilibação automática por ter sido o governante mais votado pelo povo, mantendo uma lógica semelhante à de Fátima Felgueiras ou Valentim Loureiro. Tavares termina o seu texto de opinião comparando o primeiro-ministro ao líder da Venezuela. “Como político e como primeiro-ministro, não faltarão qualidades a José Sócrates. Como democrata, percebe-se agora porque gosta tanto de Hugo Chávez."

Na altura em que o processo foi arquivado o jornalista disse ao PÚBLICO que esperava que a decisão do MP fosse a do arquivamento do processo, já que no passado tinha escrito "coisas mais violentas sobre Pedro Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite e que nenhum deles o processou".

O primeiro-ministro já processou nove jornalistas. Cinco são da TVI, três do PÚBLICO e um do DN.

Vazio de ideias?...


Augusto Santos Silva lamentou hoje que a campanha eleitoral esteja a ser «feita de casos de incidentes de tentativa de aproveitamento político».

Segundo o socialista, a campanha tem "como único objectivo disfarçar o clamoroso vazio de ideias que caracteriza a actual liderança da direita".

Não era certamente a Ana Gomes e a Vital Moreira que Augusto SS se estava a referir...


Asfixia cerebral

Será do que enferma a actual liderança do PSD?


Abaixo de zero

Já depois de ser óbvio que no caso da divulgação do já célebre email do Público não houve nenhuma interferência exterior (como irresponsavelmente tinha sido aventado pro alguns espíritos mais esquentados), a líder do PSD ainda insistia na "violação do sigilo da correspondência", a fim de explorar politicamente o episódio.
Decididamente, Manuela Ferreira Leite não preenche os requisitos mínimos da seriedade e da honestidade política.

As contas que Sócrates pôs em ordem...




Défice do Estado mais que duplica até Agosto

O défice do sub-sector Estado ascendeu a 8,71 mil milhões de euros nos primeiros oito meses do ano, um valor que representa um agravamento de mais de 2,5 vezes face ao ano passado e deve-se em grande parte à queda das receitas.

Jornal de Negócios

O modelo socratino de jornalista...


Fernando Lima, um assessor à antiga portuguesa foi afastado de funções pelo presidente da República.
O jornal Diário de Notícias na semana passada, com justificações grandiloquentes do director João Marcelino, informou que Fernando Lima era a fonte do jornal Público em relação a suspeitas da Presidência da República devido a eventuais vigilâncias e intromissões do governo naqueloutro órgão de soberania.
João Marcelino violou uma regra jornalística básica de não revelação de fontes, fazendo de bufo, com justificações incríveis.
Tal como já acontecera no caso Sara Pina, assessora do PGR SOuto Moura e por causa do caso Casa Pia e das cassetes roubadas a um jornalista do...Correio da Manhã, onde então estava João Marcelino. As cassetes foram roubadas e depois publicado o seu conteúdo. Não é preciso um Sherlock Holmes ou um Columbo, para começar a fazer perguntas a João Marcelino.
Os procedimentos, aliás, são muito parecidos: um assessor manifesta a um jornalista "amigo" uma preocupação com a segurança das comunicações e acaba por ser despedido, porque essa conversa vem a ser publicada num jornal dirigido por João Marcelino.
Porquê e para quê?

PS: um outro incrível, António José Teixeira que se intitula jornalista, disse agora na SIC- Notícias, que isto é "grave, muito grave e exige explicações antes das eleições".

A explicação que gostaria de ouvir a mais esta personagem da gravitas do momento, seria outra: como é que chegou onde chegou? A fazer jornalismo?

Porta da Loja


Às vezes o melhor é mesmo o desprezo...


Um recado sem mais comentários. Manuela Ferreira Leite ouviu Mário Soares chamar-lhe fanática e irresponsável, não gostou do tipo de linguagem, e passa à frente com desprezo. “Há certos comentários ou certas linguagens, vindas de determinadas pessoas que não me merecem o mínimo dos comentários”, afirmou a líder social-democrata ao ser questionada pelos jornalistas no final de uma visita ao Instituto Politécnico de Bragança.

Público

Ao menos é o 6.º "homem"... mais elegante do mundo...


Uma sondagem realizada pela revista Exame atribui a Cavaco Silva o estatuto de melhor primeiro-ministro português. José Sócrates surge em segundo lugar, mas quando é perguntado qual foi o pior primeiro-ministro, é o actual líder do PS que surge na frente.

A sondagem vai ser publicada na revista que chega às bancas a 24 de Setembro, mas os resultados foram já adiantados pela Exame em comunicado.

“Cavaco Silva é apontado como o melhor primeiro-ministro desde 1985, com 30% dos votos”, revela a sondagem, que coloca Sócrates em segundo lugar, com 16%. Em terceiro lugar surge Durão Barroso (8%), António Guterres (6%) e Santana Lopes (1%), enquanto 30% não sabe e 9% não responde.

Quanto à questão sobre qual foi o pior primeiro-ministro, Sócrates recolhe mais opiniões negativas (27%), apesar do segundo lugar na primeira questão.

Num anterior estudo semelhante realizado pela Exame, no ano passado, os resultados eram idênticos. Sócrates foi considerado o pior primeiro-ministro (22%) e Cavaco Silva o melhor (23%).

Jornal de Negócios


Sobre o ministro da propagaanda Augusto SS...



Francisco Pinto Balsemão, membro fundador do PSD e patrão de um dos maiores grupos de comunicação que integra a SIC e o Expresso, acusa o Governo socialista de ter tentado “enfraquecer os grupos de comunicação social privados”.

Em entrevista ao “Público”, Balsemão concede que a estratégia seguida pelo “pior ministro da área desde o 25 de Abril” – Augusto Santos Silva – não terá surtido o efeito desejado, mas acredita ter tido pontualmente impacto. “Se olharmos para os jornais, para a informação das televisões, acho que não surtiu efeito em termos gerais. O que não quer dizer que não tenham existido alturas em que tenha conseguido os seus objectivos”, diz.

Antes, Balsemão afirma que “existiu neste Governo um plano para enfraquecer os grupos de comunicação social privados”. “Se virmos o Estatuto do Jornalista, a Lei da Televisão, os poderes concedidos à Entidade para a Reguladora para a Comunicação, a lei da concentração ou o concurso para o quinto canal, encontramos dados objectivos que permitem fundamentar a existência dessa estratégia de debilitar e enfraquecer os grupos privados”.

O responsável aponta baterias a Augusto Santos Silva acusando-o de ser “o pior ministro que houve desde o 25 de Abril” e de nunca ter feito “qualquer esforço para compreender os problemas, para tentar ajudar à convergência, para perceber o salto que é preciso dar, para entender as dificuldades do modelo de negócio da Internet”. “Se se quer uma comunicação social que funcione, que seja independente e que ajude à formação e à informação das pessoas, é necessário não só conversar, como compreender e criar incentivos. Ora isso nunca aconteceu, pelo contrário: a estratégia foi a inversa.

Jornal de Negócios


domingo, 20 de setembro de 2009

Completamente de acordo

Para juízes, médicos, professores e funcionários públicos em geral, há que agir inteligentemente dia 27:

Bloco de Sócrates
Apesar (e por causa) de todos os desmentidos, a cumplicidade de Francisco Louçã na Operação Encomenda indica que existe um acordo pré-eleitoral secreto entre José Sócrates e Francisco Louçã. Nestas eleições legislativas, um voto no Bloco é um voto em José Sócrates.

Do Portugal Profundo



Anedota do dia...

Excerto de entrevista a José Sócrates

Diz-se que a máquina do PS, desde que está como secretário-geral, é muito mais ágil e mais dominadora da comunicação social.

Isso é uma fantasia!

Foi o que José Eduardo Moniz disse.

O que me faltava era comentar o José Eduardo Moniz. Os jornalistas podem testemunhar, nestes quatro anos e meio, se o Governo fez alguma espécie de pressões sobre jornalistas ou coisas do género. Isso nunca aconteceu!


Diário do Engenheiro Sócrates (ex-Diário de Notícias)



O verdadeiro Sócrates sem o verniz da hipocrisia...

Apanha-se mais depressa um mentiroso...


Em Aveiro, Manuela Ferreira Leite afirmou: «Menos entendo, que nesta voragem do PS em acabar com os sub-sistemas de saúde, se prepare para acabar com a ADSE. Nós manteremos a assistência nacional de saúde para os funcionários públicos, não mexeremos na ADSE, como o Partido Socialista pensa fazer»,

Agora veio o Ministro/director de campanha do PS, Vieira da Silva, dizer que Ferreira Leite «vem acusar o PS de algo que não consta do nosso programa, que nunca foi afirmado por nenhum dirigente socialista e principalmente que sempre foi negado pela prática do Partido Socialista», acrescentando, peremptório: «Nunca houve nenhuma intenção por parte do Partido Socialista de acabar com esse sistema de protecção».

É nestas alturas que vale a pena consultar o Programa Eleitoral do PS, onde se escreve discretamente, na pág. 73, que «Como forma de promover maior equidade, devem os subsistemas públicos de saúde evoluir para modelos de auto-suficiência».

Começo por esclarecer que a proposta do PS é inteiramente legítima e pode mesmo ser considerada como visando por termo a uma discriminação entre os funcionários públicos e os restantes trabalhadores.

Mas o que o PS não pode sustentar é que não pretende mexer radicalmente na ADSE ou que Ferreira Leite não tem razão quando disse que o PS pretende acabar com o financiamento público da ADSE.

Com efeito, propor a auto-suficiência da ADSE quer dizer que este subsistema deve passar a sustentar-se a si próprio ou, dito de outro modo, não deve ter qualquer apoio do Estado para a satisfação das prestações dos respectivos beneficiários.

Ora, se considerarmos que, em 2009, o Orçamento do Estado transferiu 623,4 milhões de euros para a ADSE, a auto-suficiência deste subsistema implicará que devam passar a ser os trabalhadores da Administração Pública a suportar a correspondente factura (e os trabalhadores já descontam 1,5% do seu salário, contribuindo os aposentados com 1,1% das suas reformas, com tendência para crescer nos próximos anos até 1,5%),

A ideia é legítima, repito.

O que já não é legítimo é, por exemplo, José Sócrates omitir no seu discurso essa proposta do Programa Eleitoral do PS e, mais grave ainda, o responsável pela campanha do PS vir agora dizer, sem qualquer pudor, que o PS não propõe o que o Programa Eleitoral do PS ... propõe.


31 da Arnada




O Dosiê Socrates




A 2.ª edição já está disponível.

É só descarregar o ficheiro PDF.

sábado, 19 de setembro de 2009

Como se contorna a separação entre o poder político e o poder judicial



PS chumba ‘Muito bom’ de juiz Rui Teixeira

Três membros do Conselho Superior da Magistratura (CSM) nomeados pelo PS levantaram dúvidas sobre a avaliação de ‘Muito Bom’ atribuída ao juiz Rui Teixeira, que esteve à frente do caso de pedofilia da Casa Pia, e a nota está suspensa até que chegue ao fim o processo da indemnização reclamada ao Estado pelo ex-arguido Paulo Pedroso.

A notícia foi divulgada ontem pela SIC e confirmada pelo CM, que soube ainda que a polémica e inédita decisão foi tomada no plenário do CSM antes das férias judiciais, em Julho, depois de a questão ter sido levantada por Rui Patrício, Carlos Ferreira de Almeida e Alexandra Leitão. Os três vogais sugeriram que o caso da avaliação do juiz de Torres Vedras, no decurso de uma inspecção ordinária, fosse avocado pelo plenário, que acabou por suspender a avaliação desta nota com dois votos contra e uma abstenção. Na reunião não estiveram presentes os vogais indicados pelo PSD nem o penalista Costa Andrade, nomeado pelo Presidente da República. Agora, Rui Texeira, que ordenou a prisão preventiva de Paulo Pedroso em 2003, vai ter de concorrer com a nota antiga: ‘Bom com Distinção’.

Ana Luísa Nascimento
Correio da Manhã


Medo da verdade?


É preciso não ter medo da verdade e não alinhar nas falinhas mansas de José Sócrates quando vem com o argumento dos ataques pessoais.

Ao menos Paulo Rangel percebeu que este caminho de campanha feita com luvas e sapatinhos de lã só conduz à vitória desta criatura hedionda e indigna de exercer qualquer cargo público num país europeu.

“Este clima de medo e de intimidação nunca existiu em Portugal desde o 25 de Abril e é de facto uma obra e um legado do engenheiro Sócrates (…) O primeiro-ministro ontem fez um ataque ao director do Público absolutamente inacreditável. Não há nenhum país da Europa onde isto aconteça. Isto só na Venezuela e com Chávez é que acontece”.

Paulo Rangel

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Porque a asfixia democrática é uma calúnia...

1. José Manuel Fernandes afirmou hoje que o jornal que ainda dirige deve estar sob escuta. Razão invocada.: o acesso e divulgação de um email enviado por um editor do Público só pode ter sido feito pelos serviços secretos.

2. Há dias, em conversa com Santana Castilho, chegámos ambos à mesma conclusão. Nas últimas semanas, os emails enviados por Santana Castilho, que tem uma caixa de correio da netcabo, ou não chegam ao destinatário ou chegam com dois dias de atraso.

3. Garcia Pereira acaba de publicar um livro justamente titulado "Um País Sob Escuta" onde compila e divulga dados que mostram a chavização acelerada do país, na vertente do controlo da informação e da vida dos cidadãos.

4. Há escassos meses, um amigo meu, poeta e protagonista nos movimentos de professores contra a política educativa do Governo do PS, enviou-me um email onde afirmava: "lamento Ramiro, mas o editor recusa publicar o meu livro com um prefácio teu, porque tem medo de represálias do Governo".

4. Convém lembrar que os serviços secretos são tutelados pelo primeiro-ministro. Depois do afastamento forçado de Moniz da TVI, do saneamento de Manuela Moura Guedes e do quase certo afastamento de José Manuel Fernandes da direcção do Público, o que mais será necessário acontecer para que o PR diga alguma coisa ao país? Não é ele é garante constitucional do normal funcionamento do regime democrático? Existe algum bem mais precioso no regime democrático do que a liberdade de expressão e o pluralismo dos media?

http://www.profblog.org/


Frase do dia

«Uns têm mais jeito para lidar com a informação, outros têm menos. O ministro da propaganda diz que eu não posso falar, mas, enquanto não tiver defeito físico, vou falando».

Belmiro de Azevedo

Parabens João Marcelino


Há uns dias, João Marcelino, o indescritível director do DN, recebeu um eleogio público de José Sócrates.

Hoje certamente podem festejar juntos.

Só na Venezuela se chega tão longe...

Luto

Quando estoirou o caso da liquidação castelhano-socratina de Manuela Moura Guedes, muitos jornalistas calaram-se e outros mostraram a sua oposição à sua colega da TVI. Dito de outro modo, puseram-se ao lado de José Sócrates e do poder, contra a liberdade de expressão.

Hoje, depois da escandalosa actuação da folha oficiosa do engenheiro, ainda designada DN, de que lado continuam os jornalistas?

A Democracia não está a ser asfixiada! Já morreu!

Triste de mais




Mais de 500 mil inscritos nos centros de emprego em Portugal

O número de desempregados registados nos centros de emprego aumentou, em Agosto, 28,7% face ao mesmo período do ano passado. São já mais de 500 mil as pessoas registadas nos centros de emprego em Portugal, o mesmo é dizer que no último ano, houve um aumento superior a 111 mil pessoas.

Jornal de Negócios
18/9/2009


Combinando esta notícia com as últimas sondagens, só se pode concluir que os Portugueses ou estão cegos ou enlouqueceram.

Se se confirmarem as previsões, os portugueses têm o que merecem...



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Citação do dia



O TGV tornou-se o detergente que lava mais branco em toda a campanha. As eleições vivem nesta linha de alta velocidade e ameaçam descarrilar porque ninguém consegue sair no apeadeiro do bom senso. O que tem ficado por discutir é a forma como se vai [pagar] a dívida do Estado e qual é a estratégia para o País.

Coisas insignificantes quando comparadas com o TGV, é claro.

Jornal de Negõcios

Anedota do dia...


José Sócrates disse hoje que Manuela Ferreira Leite tem um problema de "credibilidade"

Jornal de Negócios

Uma senhora que assinou projectos que não elaborou, que abteve equivalências numa universidade por favor, que usou o título de Dr.ª sem ter legalmente esse direito e que está envolvida num processo de corrupção, não pode ter credibilidade...


Coerência socratina




Atolado num lodaçal de vergonhosos escândalos, Sócrates manieta o PSD com o seu putativo discurso pela positiva, acusando os outros de fazerem ataques pessoais e executarem campanhas negras.

Mas visitando a presidencialista página Sócrates2009, constata-se a sua habitual incoerência.

Disfarçados como vídeos enviados pelo público, aparecem peças como esta, de total achincalhamento de Manuela Ferreira Leite...


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Frase do dia


«O mérito e a excelência da educação em Portugal é assim mais ou menos parecido com aquele com que o Eng.º Sócrates governa e com que tirou a licenciatura».

Pedro Rodrigues
Dirigente da JSD



Comentário:

Uma campanha de Verdade exige a denúncia e explicitação das verdades. Jogando com armas diferentes no mundo da permanente mentira de José Sócrates, Manuela Ferreira Leite arrisca-se a perder contra o mentiroso e artista de opereta profissional.

Esperemos que isto seja o início de uma nova atitude. Chamar a atenção dos Portugueses para as tristes verdades que ilustram a podridão da vida privada e pública de José Sócrates é um serviço ao País; nada contém que fira a ética política.

Quentinho, mesmo a sair...




– «E tu acreditas?».

Foi a pergunta que José Sócrates me fez, insistentemente, durante

uma longa e tardia conversa que se foi revelando tensa, muito tensa.

Na última semana de Janeiro de 1999, mais precisamente no dia

28, uma quinta-feira, fui incumbido de telefonar ao então ministro

adjunto do primeiro-ministro para o confrontar com o resultado

de um pré-inquérito da Polícia Judiciária. (...) José Sócrates nunca

deixou em mãos alheias a iniciativa de evitar a publicação de uma

notícia. Os telefonemas, as ameaças e as pressões multiplicaram-se

até altas horas da madrugada seguinte, depois de lhe ter telefonado.

Há mais de dez anos, já era assim.

O resultado foi surpreendente: a notícia foi adiada, apesar de ter

chegado a estar planeada e paginada para mais uma manchete. (...)»

A biografia – não autorizada – de José Sócrates revela a vida académica, profissional, partidária, política e governamental do “homem” e do “líder”.

É um caminho com 52 anos que começou em Vilar de Maçada, Alijó, e culminou no topo do poder Executivo, no palácio de São Bento, em Lisboa, depois de obter a primeira maioria absoluta do Partido Socialista, em 20 de Fevereiro de 2005.

Com sucessos e derrotas, sempre marcado pelas cartas anónimas e suspeições de envolvimento em casos de corrupção, tráfico de influências e paraísos offshore, por ora nunca comprovados na justiça, nem até ao momento cabalmente esclarecidos em termos de opinião pública.

Desde 1995, o desempenho de altas funções de Estado ficou ensombrado por dossiês polémicos – Cova da Beira e licenciamento do empreendimento comercial “Freeport” –, entre outros assuntos e negócios privados e de Estado.

Rui Costa Pinto revela novos factos sobre a investigação que envolve o nome próprio do primeiro-ministro de Portugal mais escrutinado de sempre.



Imagine-se...


Luís Amado invoca a Ibéria para criticar Ferreira Leite


Ontem à noite, num comício em Leiria onde é cabeça de lista, o ministro dos Negócios Estrangeiros invocou Sá Carneiro, Cavaco Silva e Durão Barroso para lembrar a luta de décadas contra o preconceito anti-espanhol que existia no Estado Novo.

“Portugal só pode ser um país plenamente inserido na Europa quando a Espanha o for, a Ibéria for, a Península Ibérica for um espaço de integração económica e política”, afirmou Luís Amado.


Público
16/9/2009



Imagine-se que um ministro irlandês defendesse a integração no Reino Unido, um ministro polaco defendesse a integração na Alemanha ou um ministro belga defendesse a integração na França.

Seria imediatamente demitido e o seu partido seria estrondosamente derrotado nas eleições.

Aqui, impunemente, Sócrates deu-se quatro anos de submissão a Espanha, Espanha, Espanha.

Foi tempo em que o Povo lhes chamaria traidores da Pátria. Esse povo está hoje gravemente doente.

Bem disse Luís de Camões: «O fraco rei faz fraca a forte gente».

Há 4 anos prometeu 150.000 empregos...

A OCDE estima que no final de 2010 o desemprego em Portugal atinja 650 mil pessoas, o que significa que existirão mais 210 mil desempregados do que os contabilizados no final de 2007, segundo um relatório hoje divulgado.

Público
16/9/2009



terça-feira, 15 de setembro de 2009

Imperativo ético e moral

Ao fim de mais de um ano de interrupção, imposto por ponderosos motivos pessoais, o blogue Socratinices regressa por imperativo ético e moral.

Os últimos quatro anos e meio foram demasiado trágicos para Portugal e para os Portugueses. E as circunstâncias em que José Sócrates se recandidata, facticamente suspeito, pelo que se conhece, de envolvimento num esquema de corrupção, impõem-nos um indeclinável dever de levantarmos a voz pela decência, contra a criatura mais malévola e mais medíocre que ousou governar Portugal em oito séculos de existência.

Não prometemos mais do que os dias da campanha eleitoral em curso, o suficiente para ficarmos de consciência tranquila por termos feito o possível para vencermos esta ameaça de incompetência, este perigo para a continuidade de Portugal, esta mancha vergonhosa na dignidade dos Portugueses que representa José de Sousa, outrora conhecido como Sócrates e, para opróbrio de todos nós, cada vez mais tratado como Pinóquio e Mentiroso.

De silêncio e de inacção não nos acusarão!