sábado, 24 de maio de 2008

Baixa política

Há dois dias, um militante e autarca do PS confidenciou-me, amargurado, que vai entregar o cartão de militante e demitir-se das suas funções, por várias razões: uma por entender que Sócrates não é socialista; outra, entre várias, por estes dirigentes do actual PS não terem o mínimo de decoro.

Hoje, Santana Lopes diz isto, referindo-se a José Sócrates:

«Este socialista de meia-tigela - perdoem-me a expressão mas é mesmo assim - tirou as reformas, tirou o emprego, castigou os mais fracos e anda todo contente e ainda se ri quando eu lhe digo que há pessoas com fome no país, como aconteceu esta semana na Assembleia da República».

Recorrendo ao Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de António de Morais Silva, para que não restem dúvidas, retiro o significado de «meia-tigela»: «medíocre, sem valor, reles».

Santana Lopes não se referia à pessoa de José de Sousa, vulgo Sócrates. Referia-se ao seu socialismo, que é «medíocre, sem valor, reles», simplesmente porque não é socialismo.

Apressadamente veio Vitalino Canas, um dos tais para quem a ética republicana não é mais do que a lei, atacar Santana Lopes. Ele sabe porquê e nós também.

Interessa-lhe que nesta disputa interna no PSD ganhe Manuela Ferreira Leite ou Pedro Passos Coelho. Ele sabe porquê e nós também. Afinal é a baixa política socratina a funcionar, onde tudo vale, desde a mentira mais escandalosa à simples deturpação da realidade, Vai valer tudo para que Pedro Santana Lopes não ganhe.

Quem ainda não reparou vai rapidamente reparar: José Sócrates não é apenas um socialista «medíocre, sem valor, reles». É, bem pior do que isso, um Primeiro-Ministro «medíocre, sem valor, reles». E ainda pior do que isto, é um indivíduo eticamente «medíocre, sem valor, reles»...

É apenas a imagem do Portugal que vai bater no fundo muito rapidamente...


PS: No blogue Tira-Teimas, um blogue interessante sobre expressões idiomáticas, pode ler-se esta explicação para a meia-tigela. Um dia, que não tardará, Sócrates, Socratinices, Socratinadas, Socratino, Socratinismo serão expressões para constar nos melhores dicionários.


Sem comentários: