sábado, 20 de fevereiro de 2010

Isto não é a Máfia. É o PS!



19 Fevereiro 2010 - 00h30

Investigação

Negócio PT-Figo pago a offshore

Empresa sediada num paraíso fiscal em Londres assinou o contrato de cedência de direitos de imagem de Luís Figo com o Taguspark. Em Janeiro deste ano, foram pagos 175 mil euros.

O contrato de Luís Figo com o Taguspark, cuja administração foi alvo de buscas da PJ na segunda-feira, foi celebrado com a firma Lunarstar, Limited. Esta é uma sociedade offshore sediada em Londres que assegura há cerca de 15 anos a gestão dos direitos de imagem do ex-internacional português. Ao que o CM apurou, até agora, o Taguspark, parque tecnológico controlado pela PT localizado em Oeiras, emitiu, em meados de Dezembro de 2009, uma factura no montante de 175 mil euros, metade do valor total contratado, que foi paga à Lunarstar um mês depois, em meados de Janeiro deste ano.

Este contrato, que para a investigação do caso ‘Face Oculta’ seria uma contrapartida do apoio de Figo a José Sócrates, está a ser investigado num inquérito em que existem indícios dos crimes de corrupção, infidelidade e branqueamento.

A Lunarstar, Limited é a mesma firma que assinou com o BPN, em 2007, o contrato de cedência da utilização dos direitos de imagem de Luís Figo numa campanha de promoção do banco nacionalizado pelo Governo de José Sócrates em Novembro de 2008. O contrato da Lunarstar com a Taguspark prevê que o antigo internacional português seja o rosto de uma campanha de promoção internacional do Taguspark durante um ano, até Junho de 2010, altura em que é iniciado o Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul. Por este contrato, com hipótese de prorrogação por mais dois anos, no máximo, foi fixado o valor de 350 mil euros. No processo, porém, as suspeitas dos investigadores apontam para um montante de 750 mil euros.

O contrato original foi apreendido na segunda-feira pela equipa da PJ de Aveiro e do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, responsável pelas buscas ao Taguspark e à PT. Os investigadores deste inquérito acreditam que este contrato terá sido pago pelo Taguspark com verbas transferidas pela PT. Ontem, em Alcoitão, numa visita a uma instituição hospitalar, Luís Figo afirmou: 'Sou acusado de uma coisa que não tem qualquer sentido. Para mim é estranho. Fiquei surpreendido ao ver o meu nome envolvido em toda esta situação, porque a única coisa que tenho é um contrato de imagem com uma empresa'.


Correio da Manhã


Sem comentários: