quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fedeltà al padrino...

Pesquisei no Google por "padrinho"
e saiu-me esta imagem em primeiro lugar. Paciência!



1. Cumpriu-se mais uma vez a prática socratina: para cada ministro independente dois secretários estado do aparelho socialista. José Sócrates tem o poder absoluto sobre o partido, os ministérios e o país.

2. A ascensão fulgurante dos dois secretários de estado da educação, Alexandre Ventura e João Mata, é a prova de que a fidelidade ao aparelho socialista e a José Sócrates compensa e muito.

3. Alexandre Ventura era, há apenas dois anos atrás, um vulgar militante socialista de Aveiro conhecido apenas dos seus alunos da Universidade de Aveiro, em cujo departamento de educação é professor auxiliar. Doutorado com uma tese sobre avaliação e inspecção das escolas, o ex-presidente do CCAP e agora secretário de estado tem um mestrado em administração escolar e uma licenciatura em ensino do português. No seu currículo, uma breve passagem pela presidência do Conselho Científico da Avaliação de Professores, onde se destacou como fiel apoiante das políticas de Maria de Lurdes Rodrigues.

4. João José da Mata é um produto da sociologia iscteana onde o PS de José Sócrates tem ido buscar a maior parte dos seus quadros para o desempenho de altas funções na administração pública nas áreas do Emprego e Educação. Licenciado em Sociologia, membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), João Trocado da Mata chegou à direcção do Gabinete de Informação e Avaliação das Escolas, onde esteve em 2006 e 2007, e à Direcção Geral de Estatística e Planeamento da Educação (Gepe), onde esteve em 2008 e 2009, pela mão de Maria de Lurdes Rodrigues, sua mentora académica no Iscte, onde ele está em processo de doutoramento, entretanto interrompido pelo exercício de altas funções, primeiro na administração pública e agora no Governo. É co-autor de 10 artigos publicados em revistas e actas de Sociologia sobre recursos humanos e sociedade da informação e utilização da Internet em Portugal. É um homem tido como competente, trabalhador e ambicioso. A lealdade a José Sócrates e a Maria de Lurdes Rodrigues e a visibilidade que conseguiu imprimir ao Plano Tecnológico da Educação valeram-lhe agora a promoção a secretário de estado.

Prof. Ramiro Marques



Sem comentários: