quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Augusto SS em acção

Claro que o Ministro da Propaganda não podia deixar de estar em cima dos acontecimentos e a Agência Socratina (defunta LUSA) tinha de estar ao serviço dos mandantes que não instrumentalizam o jornalismo nem asfixiam a democracia...

O que ainda nos esperará o dia de amanhã?...


Director do PÚBLICO nega participação em campanha do PSD

24.09.2009 - 15h49 PÚBLICO

O director do jornal PÚBLICO, José Manuel Fernandes, negou hoje, confrontado pelo Conselho de Redacção do jornal, que a sua presença ontem num jantar em Santarém organizado pelo PSD e pelo CDS possa ser lido como uma participação numa “acção de campanha”.

Numa declaração enviada aos membros do Conselho de Redacção, a pedido desse organismo, José Manuel Fernandes diz que as notícias publicadas hoje por vários órgãos de comunicação social, incluindo a agência Lusa, que dava conta da sua presença em Rio Maior numa acção de campanha do PSD, são abusivas:

“Não participei, ao contrário do que sugere o telex da Lusa, em qualquer acção de campanha. Desloquei-me a Rio Maior para fazer o que por regra faço sempre em períodos eleitorais: assistir a uma ou duas acções de campanha para contactar com o que se passa no terreno. Tinha uma aberta ontem à noite, os líderes do PS e do PSD estavam muito longe de Lisboa, aquela sessão - um jantar debate - tinha a curiosidade de juntar uma figura do PSD e outra do PP.”

O director do PÚBLICO repudiou veementemente a leitura que atribuiu uma conotação política ao facto de ter ido assistir a uma acção de campanha.

“Tive o cuidado de chegar só depois do jantar e sentei-me no primeiro lugar vago que me indicaram, por sinal perto de onde o único jornalista presente tinha deixado o seu material.”

José Manuel Fernandes diz que não fez declarações nenhumas e que no final foi confrontado por um jornalista da Lusa pela razão da sua presença ali: “Entrei mudo e saí calado. Mas, depois de sair, um jornalista da Lusa que nunca vi na sala perguntou-me o que estava ali a fazer.”


Sem comentários: