quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mais uma prova de que não existe asfixia democrática


Autor de biografia de Sócrates acusa distribuidor de congelar publicação

por Mariana de Araújo Barbosa,

Publicado em 22 de Setembro de 2009


Rui Costa Pinto acusa a distribuidora Dinalivro de ter atrasado a publicação da biografia não autorizada de José Sócrates "José Sócrates - o homem e o líder" por medo de represálias.

O autor do livro diz que a distribuidora "fez tudo" para evitar que a obra fosse publicada antes das eleições do próximo domingo, adiantando ao jornal "24 horas" que o livro denuncia várias situações em que o primeiro-ministro terá exercido pressões sobre a comunicação social e que Sócrates é bipolar. "Sócrates é um homem bipolar: por um lado temos o lado generoso do homem e líder, que deve ser assinalado; mas por outro temos a pessoa colérica, autoritária que se transforma como ele próprio diz, num 'animal feroz'.

Rui Costa Pinto, ex-jornalista da "Visão" e de "O Independente", afirma ter sido contactado pela distribuidora Dinalivro, depois de ter rescindido contrato por "quebra unilateral de comunicação". "Eu não quero fazer-me de vítima, porque para isso já basta o primeiro-ministro, nem estou a sugerir que houve aqui algum tipo de pressões por parte de Sócrates ou do PS, porque sei que ninguém se atreveria a fazê-lo, mas o facto é que a distribuidora fez tudo o que podia para atrasar a publicação da biografia", disse, em declarações ao 24 horas.

Contactada pelo jornal, a Dinalivro rejeita as acusações de Rui Costa Pinto, afirmando que não distribuiu ainda a publicação porque não a recebeu.

diário I

Sem comentários: