segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sobre o ministro da propagaanda Augusto SS...



Francisco Pinto Balsemão, membro fundador do PSD e patrão de um dos maiores grupos de comunicação que integra a SIC e o Expresso, acusa o Governo socialista de ter tentado “enfraquecer os grupos de comunicação social privados”.

Em entrevista ao “Público”, Balsemão concede que a estratégia seguida pelo “pior ministro da área desde o 25 de Abril” – Augusto Santos Silva – não terá surtido o efeito desejado, mas acredita ter tido pontualmente impacto. “Se olharmos para os jornais, para a informação das televisões, acho que não surtiu efeito em termos gerais. O que não quer dizer que não tenham existido alturas em que tenha conseguido os seus objectivos”, diz.

Antes, Balsemão afirma que “existiu neste Governo um plano para enfraquecer os grupos de comunicação social privados”. “Se virmos o Estatuto do Jornalista, a Lei da Televisão, os poderes concedidos à Entidade para a Reguladora para a Comunicação, a lei da concentração ou o concurso para o quinto canal, encontramos dados objectivos que permitem fundamentar a existência dessa estratégia de debilitar e enfraquecer os grupos privados”.

O responsável aponta baterias a Augusto Santos Silva acusando-o de ser “o pior ministro que houve desde o 25 de Abril” e de nunca ter feito “qualquer esforço para compreender os problemas, para tentar ajudar à convergência, para perceber o salto que é preciso dar, para entender as dificuldades do modelo de negócio da Internet”. “Se se quer uma comunicação social que funcione, que seja independente e que ajude à formação e à informação das pessoas, é necessário não só conversar, como compreender e criar incentivos. Ora isso nunca aconteceu, pelo contrário: a estratégia foi a inversa.

Jornal de Negócios


Sem comentários: