quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sobre a axfixia democrática que não existe...



O ministro da Justiça falou mesmo com Lopes da Mota sobre os procuradores do processo Freeport. É o que revela à TVI o advogado do presidente do Eurojust, que está acusado de ter pressionado ilegalmente esses magistrados para arquivarem as suspeitas contra José Sócrates.

Para Magalhães e Silva, contudo, as conversas foram naturais, entre pessoas que se conhecem há muito tempo. A TVI perguntou ao ministro da Justiça a que título falou com Lopes da Mota sobre os procuradores do Freeport. Alberto Costa, na resposta, disse apenas que já prestou todos os esclarecimentos ao Parlamento.

«O que foi conversado foi isso, ponto. Não foi o processo Freeport nos termos concretos, foram os aspectos procedimentais. Era o que qualquer um de nós diria num almoço, tipo: Ouça lá, ó Lopes da Mota, e essa coisa do processo Freeport que está a ser medida pelo Eurojust, as coisas estão a funcionar melhor? Parece que andou aí atrasado tanto tempo», conta Magalhães e Silva a propósito da conversa entre Alberto Costa e Lopes da Mota.

Quanto confrontado sobre a possibilidade de o ministro ter falado sobre os procuradores Vítor Magalhães e Pais Faria, o advogado foi mais defensivo: «Sobre isso não vou dizer mais nada, porque dizer mais representaria estar a revelar o que está no processo». Também reconhece que Lopes da Mota disse «inequivocamente» a Alberto Costa que se tratavam de procuradores «sérios e honestos».


TVI

22-09-2009 20: 05





Sem comentários: