sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Democrata Exemplar... Não há pachorra. Decência essa...




PSD com comportamento "totalitarista", diz Sócrates

Ontem

Augusto Correia *

José Sócrates considerou "absolutamente indigno" o comportamento do PSD na Assembleia da República, acusando os social-democratas de derrparrem para o "totalitarismo". Em causa as escutas do processo "Face Oculta".

"É indigno que uma líder política faça do ataque de carácter, da lama e da ofensa linha política como nunca se viu em Portugal”, disse José Sócrates, em resposta às declarações de Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, que questionou o primeiro-ministro sobre as escutas do processo "Face Oculta".

"É indigno, vergonhoso, desprestigia as instituições em Portugal", acrescentou José Sócrates, ao comentar, também, as declarações de José Pedro Aguiar-Branco, líder parlamentar do PSD, que recordou, na AR as acusações de "espionagem política" proferidas pelo ministro Vieira da Silva, a própósito do processo "Face Oculta", nomeadamente as alegadas escutas que envolvem Sócrates.

"É um princípio, não de democracia, mas de totalitarismo", acrescentou José Sócrates, em resposta a José Pedro Aguiar-Branco. "Absolutamente indigno", reiterou.

Ferreira Leite fala em ataque à instituição justiça

Durante o debate quinzenal no Parlamento, Manuela Ferreira Leite reagiu às declarações do ministro da Economia, Vieira da Silva, e do vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Ricardo Rodrigues, sobre as escutas de conversas do primeiro-ministro.

"Nunca vi um ataque por parte de um Governo e de um grupo parlamentar tão indigno à instituição da justiça", declarou a presidente do PSD, acrescentando: "Quando os senhores estão embaraçados não olham a meios para atingir fins, e isso é algo de muito grave em democracia".

"Ou o senhor hoje aqui diz claramente se subscreve ou não aquilo que disse o senhor ministro e o vice-presidente da sua bancada ou eu dir-lhe-ei que o senhor nem sequer tem consciência do lugar que desempenha neste país", rematou Manuela Ferreira Leite.

Na resposta, o primeiro-ministro começou por acusar a presidente do PSD de ter introduzido propositadamente o tema das escutas de conversas suas e assinalou que "as instituições judiciárias competentes consideraram essas conversas como não tendo nenhuma relevância criminal e consideraram que são nulas e foram mandadas destruir".

José Sócrates acusou depois Manuela Ferreira Leite de ter feito anteriormente uma intervenção no Parlamento "para que aquelas decisões não fossem tomadas" e de tentar que as suas conversas privadas "fossem tornadas públicas".

"O que fez com a sua actuação e a do seu partido neste domínio foi passar uma fronteira ética. Um democrata nunca exige que uma conversa privada seja divulgada como os senhores disseram. A sua actuação, senhora deputada, degrada a vida política nacional, é indigna, é infamante e não devia ter lugar nem na democracia nem num parlamento democrático", concluiu o primeiro-ministro.


JN



Sem comentários: