A senhora Ministra da Educação, num exercício de total despudor e falta de vergonha, enviou para as escolas portuguesas uma carta em que fez uma auto-avaliação positiva do ano lectivo transacto.
Ela - que vituperou os professores por a sua avaliação se basear fundamentalmente num relatório de autoavaliação - vem esconder o estado miserável em que se encontra o sistema educativo precisamente com uma autoavaliação eivada de manipulações.
Entre os pontos positivos de que se serve para se comprazer com esta farsa, invoca o crescimento dos cursos profissionais e a modernização física e tecnológica das escolas.
De facto, existe um aumento dos cursos profissionais e dos alunos que os procuram, mas exactamente porque cada vez mais alunos terminam o ensino básico sem saberem ler nem escrever e incapazes de prosseguir as vias de ensino.
A modernização tecnológica das escolas é também uma realidade. Há mais computadores, vieoprojectores e quadros interactivos.
Mas há também cada vez mais alunos que não sabem consultar um livro ou fazer uma simples conta de somar.
Por acaso tem a senhora ministra a coragem de dizer que os alunos que terminaram o ano lectivo 2006/2007 estão mais bem preparados do que os do ano anterior? E os que terminarem o ano lectivo de 2007/2008, ultrapassarão em qualidade os do ano findo?
O sistema educativo está num plano inclinado. Os alunos e o País não param de descer a rampa em direcção ao abismo. Dizer o contrário é não conhecer a realidade das escolas, ou, pior, é mentir sobre esta cadaverosa realidade!
Os resultados do último PISA mostraram bem a realidade educativa portuguesa!
Claro que a Ministra e os seus colaboradores teceram sobre ele mais uma mistificação.
Não chegava a arrogância da senhora ministra. Agora vem com esta abjecta desavergonhice!
Tenha vergonha!
O País é mais importante do que a sua patológica personalidade!...
Ela - que vituperou os professores por a sua avaliação se basear fundamentalmente num relatório de autoavaliação - vem esconder o estado miserável em que se encontra o sistema educativo precisamente com uma autoavaliação eivada de manipulações.
Entre os pontos positivos de que se serve para se comprazer com esta farsa, invoca o crescimento dos cursos profissionais e a modernização física e tecnológica das escolas.
De facto, existe um aumento dos cursos profissionais e dos alunos que os procuram, mas exactamente porque cada vez mais alunos terminam o ensino básico sem saberem ler nem escrever e incapazes de prosseguir as vias de ensino.
A modernização tecnológica das escolas é também uma realidade. Há mais computadores, vieoprojectores e quadros interactivos.
Mas há também cada vez mais alunos que não sabem consultar um livro ou fazer uma simples conta de somar.
Por acaso tem a senhora ministra a coragem de dizer que os alunos que terminaram o ano lectivo 2006/2007 estão mais bem preparados do que os do ano anterior? E os que terminarem o ano lectivo de 2007/2008, ultrapassarão em qualidade os do ano findo?
O sistema educativo está num plano inclinado. Os alunos e o País não param de descer a rampa em direcção ao abismo. Dizer o contrário é não conhecer a realidade das escolas, ou, pior, é mentir sobre esta cadaverosa realidade!
Os resultados do último PISA mostraram bem a realidade educativa portuguesa!
Claro que a Ministra e os seus colaboradores teceram sobre ele mais uma mistificação.
Não chegava a arrogância da senhora ministra. Agora vem com esta abjecta desavergonhice!
Tenha vergonha!
O País é mais importante do que a sua patológica personalidade!...
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