quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Termo de Abertura



Socratinices é um “blog” dedicado à governação do sr. José de Sousa, vulgo Engenheiro Sócrates.

Inspira-se o nome numa teorização abundantemente feita na blogosfera dos diferentes conceitos Socrático e Socratino: o primeiro referente ao filósofo Sócrates, o tal que só sabia que nada sabia; o segundo reportando-se ao político Engenheiro Sócrates, o tal que não sabe que pouco ou nada sabe.

Para não acirrar as ganas ditatoriais dos censores de serviço, deixe-se bem claro que apesar da semelhança fonética, o vocábulo “Socratinices” nada tem a ver com a palavra “cretinice”.

“Cretino” é aquele que sofre de cretinismo, segundo Houaiss, «perturbação grave e relativamente rara do desenvolvimento físico e intelectual devido a uma diminuição da actividade tiroidiana». Em termos médicos o Engenheiro Sócrates não pode ser qualificado de cretino, nem o faríamos aqui pelo respeito que nos devem merecer os dirigentes da Mãe-Pátria.

Nem sequer as significações extensivas ou simbólicos que a semântica da palavra foi adquirindo se aplicam a esta personagem. Ele não é imbecil nem idiota, ainda que nos tome a todos - seus governados - como imbecis e idiotas, como se não percebêssemos o modo como alcançou o poder e como nele se mantém. Nem tão-pouco é pessoa insolente ou atrevida. É, isso sim, um mentiroso compulsivo, que se serve da mentira, umas vezes revestida de falsidade, outras vezes travestida de demagogia, para subir ao poder e para nele se conservar. Poderemos hesitar se padece de cinismo, um dos significados atribuídos à palavra “cretinice”. Com propriedade talvez seja preferível apreciar o seu carácter não como o de um “cínico”, mas como o de um pequeno tiranete, deslumbrado pelo efémero poder de uma singela legislatura que cegamente toma por eterna, durante a qual se compraz impunemente no exercício de múltiplas e repetidas acções típicas de um ditadorzeco de um qualquer país do quarto mundo.




Sem comentários: