quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Trapalhadas 11


Perante a seguinte notícia do Jornal de Negócios, fica esta singela interrogação.

Sócrates mentiu mais uma vez ou desconhece a nova legislação que o seu governo produziu?


O Bloco de Esquerda enviou uma série de perguntas ao ministro das Finanças, questionando Teixeira dos Santos sobre as alterações a efectuar aos certificados de aforro. O primeiro-ministro disse ontem que não há alterações para quem tem certificados da série A e B, pelo que o Bloco quer saber se está prevista nova mudança na lei.

Num comunicado o Bloco de Esquerda adianta que no debate realizado ontem na Assembleia da Republica, o primeiro-ministro reafirmou a posição do Governo sobre as condições dos Certificados de Aforro, adiantando que as condições de juro das Séries A e B permanecem sem alteração.

Ora a lei recentemente aprovada em Conselho de Ministros reduz em 25% a taxa de juro destes Certificados, que era de 80% da taxa de base (Euribor) e que passa agora a ser de 60% da mesma taxa, aplicando-se a todos os Certificados da Série A e B.

Por isso, o Bloco de Esquerda afirma que José Sócrates mostrou "desconhecer o conteúdo da Portaria e os seus efeitos", pelo que decidiu questionar o ministro das Finanças se "está em condições de anunciar quando pretende alterar a portaria que altera as taxas de juros dos certificados de aforro para não reduzir a remuneração dos actuais aforradores" .


Sem comentários: