Belmiro: baixa do IVA "é um acto de publicidade" sem "qualquer impacto" na economia
02.04.2008 - 18h28
Por Lusa
O empresário Belmiro de Azevedo disse hoje que a descida do IVA de um ponto percentual anunciada pelo Governo é um acto publicitário e sem impacto na economia.
(...)
O Governo anunciou na semana passada que irá descer a taxa normal de IVA de 21 para 20 por cento a partir de Julho.
"Os impostos mudam-se de uma maneira programada e não de um momento para o outro", acrescentou o líder do grupo Sonae (proprietário do PÚBLICO), lembrando que o IVA é um imposto que penaliza o consumo e que é injusto (porque penaliza da mesma maneira pobres e ricos).
Vários comentadores têm dito que seria preferível anunciar alterações fiscais deste género no âmbito do orçamento do Estado, mas o Governo decidiu anunciar esta descida do imposto depois de se ter sabido que o défice público de 2007 ficou abaixo do previsto, reduzindo-se para os 2,6 por cento do PIB.
Belmiro de Azevedo disse ainda que o dinheiro que o grupo Sonae entrega ao Estado em IVA representa 13 por cento das receitas totais deste imposto.
(...)
Questionado se sentiu na pele essa discriminação, Belmiro afirmou: "Quando sou discriminado pelo Governo faço senti-lo ao Governo." "António Borges é muito competente e honesto", acrescentou Belmiro de Azevedo.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Fala quem sabe, mas manda quem pode...
Sem comentários. Apenas com sublinhados...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário