quarta-feira, 9 de abril de 2008

Lição

Os professores têm medo de denunciar, por temerem retaliações externas e por o sistema educativo os culpabilizar pela indisciplina dos alunos.

Os conselhos executivos (que quando se chamavam "directivos" eram designados pelos alunos como conselhos "divertidos") querem mostrar ao exterior uma ficção cor-de-rosa da realidade cinzenta e negra das escolas.

O Ministério da Educação, que vê os professores como adversários ou inimigos, parece comprazer-se com todas as formas de desrespeito a que os docentes sejam sujeitos, incluindo a tortura burocrática a que os submete.

O Procurador da República, só pelo que se passou nos últimos dois dias (aqui e aqui) continua a ter cada vez mais razão, ainda que alguns iluminados venham vomitar críticas à intervenção do Ministério Público em questões de violência escolar.

Muitos continuarão a esconder a realidade ou a fazer de conta que ela não existe.

Com o tempo multiplicar-se-ão em Portugal casos como este. A socratinagem talvez rejubile com a anarquia vigente no nosso País, que progressivamente se há-de manifestar.


Oito adolescentes foram detidos na Florida por terem espancado uma rapariga, filmado as agressões e terem ameaçado publicar o vídeo na Internet, escreve a CBS News.

De acordo com o xerife de Polk County, Victoria Lindsay foi atacada no dia 30 de Março por seis raparigas em casa de uma amiga.

Duas das raparigas confrontaram Lindsay assim que entrou, com gritos e ameaças. Outra rapariga atingiu-a na cabeça várias vezes bateu-lhe com a cabeça na parede do quarto, deixando-a inconsciente. Quando a jovem acordou estava no sofá da sala cercada pelas seis raparigas. As adolescentes bloquearam a porta e agrediram Lindsay. Enquanto isso, dois rapazes vigiavam do lado de fora da casa.

Os pais de Lindsay mostraram-se indignados com a situação, dizendo que a motivação para o ataque foi produzir um vídeo que se tornasse popular no YouTube.

No entanto, a mãe de uma das raparigas detidas disse que Lindsay teria provocado os outros jovens com ameaças e insultos no MySpace, uma rede social na Internet.

Portugal Diário
09/04/2008




Sem comentários: