segunda-feira, 14 de julho de 2008

Publicidade enganosa


Esta tarde, ao entrar na cozinha, ligo a televisão e vejo na pantalha, sintonizada na TVI, nada mais nada menos que «O Menino de Ouro» nas Tardes da Júlia. Não o próprio Menino de Ouro, certamente muito ocupado nas actividades governativas, mas a sua biografia mais ou menos autorizada e mais ou menos oficial e, claro, a sua biógrafa Eduarda Maio.

Num momento em que a vida pública não corre nada bem ao Dourado Infante, os fartos minutos que a televisão do Grupo Prisa - dirigido em Portugal pelo inefável Pina Moura, camarada de partido do biografado - dedicou ao áureo Primeiro-Ministro, vieram mesmo a calhar. Diríamos «Ouro sobre Azul».

A entrevistadora e a biógrafa passaram em grandes linhas a vida da brilhante figura governamental, remetendo para o campo do rumor a questão da sua homossexualidade e atirando para o esquecimento assuntos essenciais como a forma duvidosa como obteve uma licenciatura na Universidade Independente ou como assinou de favor uma série de projectos arquitectónicos de que os próprios clientes ignoram a autoria e cuja qualidade estética inveja qualquer morador dos musseques de Luanda ou das Favelas do Rio de Janeiro.

Sobressaiu o rosto humano do já sepultado animal feroz, que visita anualmente a terra natal por altura das festas e que muito sofreu com a toxicodependência do irmão, recentemente submetido a um transplante pulmonar.

Nas Tardes da Júlia diariamente há uma rubrica publicitária sobre um livro de saúde que o público indiferenciado sorve como se de publicidade não se tratasse.

A promoção do livro do «Menino de Ouro» não se diferenciou muito dessas peças publicitárias mal dissimuladas dentro do programa de entretenimento para donas de casa. Espera-se é que, em nome da transparência democrática, a publicidade ao biografado, não se faça todos os dias e de forma tão descarada, sobretudo quando o programa é visto por milhões de espectadoras de reduzida cultura e que à falta de capacidade crítica facilmente comem gato por lebre...

O outro livro, sobre plantas, frutos e saúde, se não fizer bem, também não fará mal à saúde dos portugueses.

A publicidade enganosa sobre as virtudes áureas de José Pinto de Sousa, essa pode continuar a causar grande dano à saúde do País...



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