sábado, 21 de junho de 2008

«Espanha, Espanha, Espanha»

A cabotinagem socratina, a que se junta o resto da cabotinagem do Bloco Central, não percebeu quais são os reais intentos espanhóis com o projecto do TGV: reforço do centralismo de Madrid com a rede em estrela; e liquidação de Portugal com um projecto financeiramente ruinoso para o nosso País. Além do mais, quer pelo traçado, quer pelas características da linha de Madrid a Badajoz, teremos um comboio de média velocidade ao preço de um verdadeiro TGV que não nos servirá para nenhuma das vantagens que dele poderíamos retirar... Estes néscios acham que a Espanha iria gastar dinheiro para fazer de Portugal uma porta privilegiada de entrada de mercadorias e de passageiros para a Europa?

Portugal demorou mais de um século a pagar um empréstimo contraído para a construção de uma via do caminho-de-ferro em Moçambique, que, ainda não estava vencido no tempo dos governos de Cavaco Silva. (Ignoro se já está paga a totalidade da dívida neste momento).

Se o País não acabar entretanto, teremos uma situação pior... com a agravante de a linha acabar por encerrar por défice incomportável de exploração...



Mário Lino pede explicações a Espanha
O ministro Mário Lino escreveu uma carta à sua homóloga espanhola pedindo informação sobre o noticiado recuo da Espanha no TGV Badajoz-Madrid


Depois de ter justificado a urgência do TGV português com o adiantamento do projecto em Espanha, o Governo de Lisboa ficou com ‘o menino nos braços’: sem garantias de prosseguimento da alta velocidade do lado de lá da fronteira.

Em causa, apurou o SOL, está o facto, de nas últimas semanas, ter sido noticiado na imprensa espanhola – e depois portuguesa – que o governo espanhol não vai cumprir com o prazo acordado para chegada da linha à fronteira nem com a velocidade de projecto, comprometendo os tempos de percurso que estavam definidos.

Na carta enviada esta semana a Magdalena Álvarez, o ministro das Obras Públicas português lembra que o acordo entre os dois Estados prevê um tempo de percurso de 2h45m nas ligações directas entre as duas capitais, cuja linha será ser mista (incluindo transporte de mercadorias).

SOL
21/06/2008




Sem comentários: