domingo, 22 de junho de 2008

O menino de ouro...


Como ainda não lemos, limitamo-nos a dar notícia desta recente obra de Eduarda Maio e a transcrever a sinopse da editora, A Esfera dos Livros:


Fevereiro de 2005. Nas eleições legislativas, o Partido Socialista alcança uma vitória inédita e consegue a sua primeira maioria absoluta na Assembleia da República. Aos 48 anos e a liderar o partido há pouco mais de quatro meses, José Sócrates via a sua força de vontade recompensada com um triunfo histórico. Era o culminar da carreira política daquele que muitos companheiros apelidaram de «Menino de Ouro do PS», que começara duas décadas antes, na Covilhã. Das festas em Vilar de Maçada, aos seus primeiros tempos como militante da Juventude Social Democrata, do espírito com que reorganizou o Partido Socialista em Castelo Branco à eleição como deputado, de mediático ministro do Ambiente, à conquista do PS e do país. A jornalista Eduarda Maio percorre os trilhos políticos e familiares de José Sócrates. Entrevistou companheiros de luta e de juventude, recolheu pequenas «estórias» - umas desconhecidas, outras esquecidas -, aborda temas polémicos como o caso da sua licenciatura, revela rivalidades, capta emoções, tentando perceber a personalidade de um homem que uns consideram apaixonado, combativo e dinâmico, outros arrogante, teimoso e calculista. O resultado é a primeira biografia do actual primeiro-ministro.


Só pela capa quase nos atrevíamos a fazer algum comentário sobre a obra e sobre o biografado. Mas não querendo ser maledicentes, remetemo-nos ao mais profundo dos silêncios.

Sem comentários: