sábado, 28 de junho de 2008

O estado a que chegou o Estado

Casos recentes de violência em pelo menos 16 instalações em todo o país

Pelo menos 16 tribunais em todo o país registaram casos recentes de violência, segundo dados da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) hoje divulgados na sequência das agressões a juízes no Tribunal de Santa Maria da Feira.



Durante séculos o professor, o padre, o médico, o polícia e o juiz foram as pessoas mais respeitadas da sociedade portuguesa, especialmente ao nível local.

Nos últimos anos nenhuma destas profissões foi poupada à violência da horda de bárbaros em que se converteu o País. Nem professores, nem padres, nem médicos, nem polícias, nem juízes escapam a constantes agressões ou actos de desrespeito.

O problema não começou com José Sócrates. Mas nunca como agora atingiu proporções tão avultadas. Sem qualquer autoridade que lhe advenha a não ser da força do cargo que improvavelmente veio a ocupar, Sócrates destruiu paulatinamente a credibilidade das instituições, ora com a sua proverbial incompetência, ora com os sucessivos escândalos da sua carreira escolar e profissional.

O mais expectável que lhe venha a acontecer não são actos como os que atingiram nos últimos dias alguns juízes, que são, como ele, titulares de um órgão de soberania.

O mais expectável é que no futuro, em vez de gritos e apupos, Sócrates seja apenas brindado com risos e gargalhadas.

Sem comentários: