sexta-feira, 20 de junho de 2008

Tão liberal que ele era...


Ainda há poucas semanas Sócrates e o resto da corja neo-liberal internacional acreditava nas excelsas virtudes do mercado e da neutralidade do Estado. De repente começaram a abrir aquelas mentes atrofiadas pela propaganda das sebentas bafientas do século XVIII em que acreditam em nome de quem mais lhes paga...


Sócrates quer criar taxa... «Robin dos Bosques»

Imposto incidiria sobre as petrolíferas e seria usado para acções sociais

O primeiro-ministro, José Sócrates, revelou em Bruxelas que Portugal está a estudar a possibilidade de aplicar a chamada taxa «Robin dos Bosques», que permitirá subir os impostos às petrolíferas e aplicar a verba obtida em apoio social, informa a agência Lusa.

«Isso compete a cada um dos Estados-membros e nós, em Portugal, estamos a estudar» a possibilidade de aplicar a taxa em causa, disse Sócrates, numa conferência de imprensa no final do Conselho Europeu. «Essas matérias são difíceis, é difícil identificar qual a parcela dos lucros das empresas que derivam e resultam do aumento inesperado, brusco dos preços do petróleo», sublinhou ainda.

O Governo italiano já aprovou a aplicação do imposto especial sobre as petrolíferas para financiar programas de assistência social a famílias afectadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares.

Portugal Diário


Sem comentários: