sexta-feira, 21 de março de 2008

A Aluna e o Secretário de Estado



"Tenho a noção de que o que fiz está errado".

Aluna da escola Carolina Michaelis, "Correio da Manhã", 21-03-2008



* * *


O secretário de Estado da Educação disse, esta sexta-feira, que o novo Estatuto do Aluno permite combater os casos de violência nas escolas e lamentou o caso da aluna que agrediu a professora na sala de aula por causa de um telemóvel. "TSF", 21-03-2008



Aparentemente foi a aluna que agrediu uma professora e através dela todas as professoras e professores cuja autoridade institucional o Ministério da Educação destruiu paulatinamente ao longo de mais de três décadas.

Mas depois de vermos as imagens e de lermos estas palavras de Valter Lemos, secretário de estado de Maria de Lurdes Rodrigues e de José Sócrates, ficamos na dúvida sobre quem agrediu verdadeiramente o corpo docente.


A aluna ainda tomou consciência da sua conduta e mostrou-se arrependida.

Ao invés, o secretário de estado vem uma vez mais esconder a responsabilidade que o Ministério da Educação tem nesta escandalosa realidade, procurando enganar os portugueses e indirectamente passar um atestado de imbecilidade aos professores.

O novo Estatuto do Aluno que Valter Lemos vem elogiar permite coisas como esta:


O novo diploma permite que os estudantes passem de ano sem frequentar as aulas, desde que sejam aprovados nas provas de recuperação. A reprovação só ocorre se o aluno faltar sem justificação à prova de recuperação, ficando retido, no caso do básico, ou excluído da frequência da disciplina, no caso do secundário. "Público", 21-03-2008

Num sistema educativo em que é quase necessário obter uma bula papal para reprovar ou reter um aluno, onde é quase impossível um aluno reprovar ou ser retido por faltas, há alguma possibilidade de os alunos respeitarem normas disciplinares?


Haja vergonha!




















Sem comentários: