domingo, 30 de março de 2008

Sem comentários





Mudança de postura na visita a Viseu

Sócrates assume "face humana" após “três anos a disfarçar estados de alma”

29.03.2008 - 21h08 Lusa

O primeiro-ministro, José Sócrates, assumiu hoje uma governação de "face humana" depois de três anos que apelidou de "muito difíceis", em que teve de "disfarçar estados de almas". "Um político tem o dever de disfarçar os seus estados de alma e apresentar boa cara e ânimo", disse o primeiro-ministro, como que em desabafo, na assinatura de contratos com associações sociais do distrito de Viseu, em Vila Cova à Coelheira, concelho de Vila Nova de Paiva.

Ao longo de todo o dia de hoje, que passou em visita aquele distrito, José Sócrates foi mostrando publicamente um estilo mais descontraído que o usual, mas foi em Vila Cova à Coelheira que essa atitude se tornou flagrante. Perdendo longos minutos a posar com populares para fotografias tiradas com telemóvel, distribuindo beijos e apertos de mão por entre as palmas da população, o primeiro-ministro não escondia o seu sorriso.

Antes, na sua intervenção durante a cerimónia de assinatura dos protocolos, Sócrates havia garantido que as agruras do combate ao défice nunca lhe fizeram perder de vista a necessidade de manter vivo o estado solidário. "Nestes três anos tão difíceis não deixámos nunca de dar atenção às políticas sociais", garantiu, recordando que foi o seu governo a lançar "o mais ambicioso plano de sempre de combate à pobreza na terceira idade".

"Criámos o complemento solidário para idosos com rendimentos abaixo dos 400 euros, investimos no Sistema Nacional de Saúde para uma melhor resposta aos problemas levantados pelo envelhecimento da população e, criámos o programa PARES, que permitiu investimentos em equipamento social como nunca no passado", disse. José Sócrates salientou que numa sociedade competitiva e moderna não pode haver excluídos e defendeu "um país para todos, já que as boas sociedades são as que não permitem desigualdades gritantes". "Quero que todos partilhem connosco os êxitos do país", afirmou.

No âmbito da assinatura de acordos inseridos no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES II), o governo distribuiu hoje 27 milhões de euros por associações sociais no distrito de Viseu.

Sem comentários: