terça-feira, 25 de março de 2008

A opinião dos sábios...


Sobre a indisciplina nas escolas falaram ao Diário Económico alguns sábios.


A desfaçatez é tanta que alguns falam de cátedra e com total distanciamento, como se não fossem eles, por acção ou por omissão, alguns dos principais responsáveis pela realidade actual, por via das funções que exerceram como ministros da educação.

É evidente que parte substancial do problema deriva da sociedade e das famílias.

Mas seria muito profícuo reflectir sobre os factores institucionais promotores da indisciplina produzidos tanto pelo Ministério da Educação como pelos próprios conselhos divertidos, o nome que em muitas escolas os alunos davam jocosamente ao conselhos directivos...




O que dizem ministra, ex-ministros e comentadores sobre o caso

Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação
“É um oportunismo político estarem a misturar o Estatuto do Aluno, que é um quadro de regras que permite às escolas prevenir e agir, com este caso de indisciplina.”

Couto dos Santos, Ministro da Educação 1992-1993
“Lamento que os professores tenham vindo a perder autoridade. O que tem muito a ver com o comportamento dos pais dos alunos, que acham que os filhos têm sempre razão.”

Roberto Carneiro, Ministro da Educação 1985-1991
“Os miúdos chegam às escolas sem socialização. A escola não pode fazer o que os pais não fazem em casa. Têm que haver regras e elas têm que ser respeitadas pelos alunos.”

Deus Pinheiro, Ministro da Educação 1985-1986
“Hoje em dia, os meninos vivem numa redoma. Tolera-se-lhes tudo. Os meninos têm que aprender a respeitar a escola em todos os sentidos. O mal é o facilitismo que está instalado”

Veiga Simão, Ministro da Educação 1970-1974
“Nos anos 70 os casos de indisciplina eram resolvidos nas escolas. Os professores eram muito respeitados. Eram uma autoridade por si próprios. Há uma crise de autoridade na sociedade.”

Marcelo Rebelo de Sousa, Comentador
“[Maria de Lurdes Rodrigues] transformou os professores num bode expiatório, disse que não havia violência e perdeu nas propostas de aproximar os pais às escolas.”



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