quinta-feira, 20 de março de 2008

Força ou fraqueza

A situação que se vive actualmente no interior das escolas lembra sensivelmente o que se passou após o 25 de Abril, talvez com a diferença de que a confusão ameaça ser ainda maior.

Se não é, parece uma sublevação popular das escolas contra a tirania de uma ministra incompetente e contra um Primeiro-Ministro reduzido à insignificância de quem não tem estatura intelectual para exercer as funções que ocupa nem estatura moral para continuar uma normal vida pública.

Nas escolas quase todos os alunos fazem chacota do Primeiro-Ministro, do seu diploma e das suas belas casas acurraladas.

E a ministra é vista por todos - alunos, pais, funcionários e professores - como uma pequena tirana caída no ridículo.

Se alastra esta forma de desobediência administrativa, é difícil de prever onde chegará a dissolução do sistema educativo...

Para poupar uma ministra incompetente e tirana, gerada à sua perfeita imagem, Sócrates arrisca-se a perder muito mais, mesmo se Cavaco Silva, cada vez mais desacreditado, continuar a teimar ficar com o Governo ao colo...



Escola suspende avaliação de professores

Montemor-o-Velho: docentes decidiram que não existem condições mínimas para prosseguir com o processo


Os professores do agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho decidiram esta quinta-feira suspender todas as actividades relacionadas com a avaliação de desempenho, uma deliberação reivindicada por dezenas de outros estabelecimentos de ensino.

Em declarações à Lusa, Francisco Queirós, docente daquele agrupamento, explicou que os professores realizaram esta manhã uma reunião geral, convocada pelo conselho executivo, na qual foi aprovada uma moção a declarar que não estão reunidas as condições mínimas para prosseguir com o processo.

«Estavam presentes 99 professores e 94 aprovaram a moção, declarando a suspensão de todas as actividades relacionadas com a avaliação de desempenho, incluindo a dos professores contratados», afirmou o docente.

Dezenas de escolas querem suspensão do processo

À semelhança deste agrupamento, dezenas de outros estabelecimentos de ensino consideram não haver condições para pôr em prática a avaliação. Na Internet estão disponíveis documentos aprovados por departamentos curriculares ou conselhos pedagógicos de diversas escolas a suspender o processo até ao próximo ano lectivo ou a pedir ao Ministério da Educação (ME) que tome essa decisão.

«Considerando a importância da autonomia da escola, afirmada pelo Ministério da Educação, decide-se suspender os procedimentos de avaliação dos docentes», deliberaram igualmente os professores da secundária Gafanha da Nazaré, na semana passada.

De acordo com a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), «umas escolas suspenderam o processo de avaliação, enquanto outras nunca sequer chegaram a calendarizar qualquer procedimento, nem têm intenção de o fazer, pelo que não precisam de suspender nada».

«Na prática, o processo está parado na grande maioria das escolas», afirmou à Lusa o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.

Portugal Diário
2008/03/20 | 18:36

Sem comentários: