quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Agências de empregos

Ministra diz que municípios vão poder gerir contratação e colocação de professores

13.02.2008 - 09h16 Lusa


O Governo vai dar às autarquias a possibilidade de gerirem a contratação e colocação de professores, disponibilizando-se para contratualizar com os municípios interessados a transferência dessa competência, anunciou a ministra da Educação, numa entrevista à agência Lusa.

"O diploma prevê essa possibilidade. Havendo escolas e havendo autarquias disponíveis para essa experiência, o Ministério da Educação (ME) contratualizará os termos em que essa transferência pode ser feita", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, explicando que está em causa "tudo o que respeita ao recrutamento, gestão e colocação de professores".



O poder socratino é especialista na contratação de professores; de certos professores universitários que se transformam em propagandistas do Governo, mas agora também de professores do Ensino Básico.

Os resultados têm sido bons e passarão a ser melhores.

Certos concursos que eram feitos a nível das extintas coordenações das áreas educativas passaram a ser feitos pelas próprias escolas. E quantos não têm sido os concursos feitos por medida, que por mero acaso parecem desenhados para Fulana A ou para Fulana B.

Também se alterou um mecanismo para substituição temporária dos professores que apesar de causar um intervalo de tempo de algumas semanas em que os alunos ficam sem aulas, tem a sábia virtude de fazer constar nas estatísticas que dois professores conseguiram colocação em vez de um só, mesmo que seja só estatísticamente e que isso prejudique os alunos. Nas concelhias do PS alguns professores alertaram para o problema, mas explicaram-lhe que politicamente essa era a melhor solução...

Só faltava mesmo passar a contratação de professores para as autarquias, o mesmo é dizer para as concelhias do PS e do PSD...


Sem comentários: