terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Os anéis e os dedos


Costa Pina garante

Situação actual do mercado "não condiciona projectos de privatizações"

O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina, garantiu hoje que o cenário actual dos mercados bolsistas não afecta os projectos de privatizações que o Governo tem em carteira.

"As novas iniciativas em termos de privatizações continuam a ser analisadas", adiantou.

(...)

"Não são as condições de mercado que estão a prevenir-nos de fazer operações" garantiu Costa Pina à Bloomberg. "Não estamos preocupados. As privatizações não condicionam os objectivos do Governo em termos financeiros", adiantou.

O Governo tem em agenda a privatização da TAP, da Inapa e da ANA- Aeroportos de Portugal. Operações que não foram concretizadas no programa de privatizações de 2006/2007 e que devem ser realizadas entre 2008 e 2009.

Jornal de Negócios
19/2/2008

Sarkozy deu recentemente um eloquente testemunho do que vale o imperador mercado quando o ultraliberalismo põe em causa os interesses fundamentais do Estado:

"Não vejo qual o problema de o Estado ajudar as empresas do país. Vou interferir, quando achar que vale a pena. Não é a deixar que as empresas fechem que se governa."


Nos E.U.A. os inimigos de Keynes ressuscitaram a sua velhinha teoria para tentarem combater a anunciada recessão económica.

E até o Governo britânico, no país de todos os liberalismos, acaba de nacionalizar o banco Northern Rock, ainda que temporariamente.

Por cá e desde o grande timoneiro Cavaco, os sucessivos desgovernos continuam a destruir a economia nacional com sucessivas alienações do sector público empresarial, sem outro propósito que não seja esconder o despesismo governamental em orçamentações criativas e encher os bolsos a alguns empresários gulosos que nenhuma visão de longo prazo evidenciam quando tomam posições nas empresas privatizadas que rapidamente alienam em busca de mais-valias.

Os anéis estão quase todos vendidos. E nos dedos que nos ficarem, restarão dois gigantescos trambolhos: a CP e a RAVE

Por nós, oferecíamo-las de graça a Cavaco e a Sócrates para as gerirem e sustentarem com a sua esperteza e principalmente o seu dinheiro: para Cavaco, o campeão das privatizações sem estratégia, a CP; para Sócrates, o fantástico construtor de TGVês, a RAVE (Rede de Alta Velocidade). O País não lhes cobrava um chavo e ainda lhes agradecia!

Sem comentários: