sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A deriva socratina

O homem não era pressionável nem era influenciável. Mas bastaram algumas ligeiras alterações das sondagens e umas críticas de Manuel Alegre para (re)modelar o (des)governo e começar a alterar alguns rumos mais polémicos da governança.

Nos últimos dias, para quem não soubesse, ficou a certeza de que temos um Governo que à falta de estratégia tem apenas táctica, que em vez de um projecto para o País tem apenas uma ambição pessoal para o seu líder.

A realidade das escolas é muito esclarecedora. O descontentamento não grassa apenas entre os professores. É raro o aluno que a pretexto de coisa nenhuma não invectiva Sócrates. E isso não é consequência da política educativa. A opinião que os alunos revelam sobre a criatura é a que ouvem em casa e isso não augura nada de bom para quem quer manter-se no poder por muitos anos e não tem outro projecto político para além disso.

O comum dos portugueses, pela sua simplicidade intelectual, pode deixar-se iludir pelas habilidades e mentirinhas de Sócrates.

Para ludibriar os professores, provavelmente mais cultos do que o português médio, será preciso bastante mais engenho do que aquele que se contém na sua fraseologia irónica de algibeira a que Sócrates, à falta de argumentos verosímeis, recorre repetidamente. Vamos esperar para ver, sobretudo da parte da senhora Ministra da Educação que pode ser muito teimosa e arrogante mas a quem parece faltar a vergonha para perceber que a qualquer momento pode ser trocada por um prato de votos. Se Sócrates continuar a perder nas sondagens, nem um cento de livrinhos e artiguinhos sobre o estatuto dos engenheiros, a especialidade intelectual da senhora, a livram de ir para a rua...



Reunião do PS
Sócrates um passo à frente de Alegre
Depois da Saúde, Sócrates antecipa críticas de Manuel Alegre sobre Educação, reunindo-se com professores socialistas

José Sócrates reúne hoje na sede do PS, no Largo do Rato, com várias dezenas de professores para discutiras reformas na área da Educação.

Uma das próximas iniciativas da corrente de opinião de Manuel Alegre será também um debate sobre o rumo da Educação, a área em que o Governo tem sido mais criticado, a par da Saúde onde também Alegre se destacou na linha da frente dos ataques políticos. Se, nesta pasta, a mudança de titular veio acalmar as críticas, na Educação não há melhorias à vista.

«O que está a acontecer na Educação é uma contra-reforma, um desvario», descreveu ao SOL Manuel Alegre.

O ambiente é de tal maneira tenso que, antevendo mais desgaste, José Sócrates pediu ao PS para organizar-lhe um encontro no Largo do Rato só com professores. Cada federação distrital indicou quatro professores.


Sem comentários: