quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"Espacinhos"


O ME pretende concentrar algumas disciplinas para reduzir o número de professores a ensinar em cada turma. A governante explicou que um só professor poderá leccionar um conjunto de disciplinas à mesma turma, exemplificando com os casos de Matemática e Ciências ou Língua Portuguesa e Inglês. “O que acontece é que cada um dos espacinhos é preenchido por um professor e é isso que dá lugar à situação de os alunos conhecerem, por exemplo, 16 professores”. A ministra assegurou que não haverá redução do número de docentes. “Se quisermos reduzir, vamos ter de arranjar outros mecanismos”.

Correio da Manhã
13/2/2008

Para quem ainda não tinha percebido, a senhora Ministra da Educação explicou finalmente o que pensa das aulas: são, nas suas próprias palavras «espacinhos».

No passado eram eram espaços de saber, de aprendizagem, de cultura. Agora são «espacinhos», onde as crianças falam e brincam acompanhadas de umas pessoas odiosas, para ela, que ocupam os tempos livros das criancinhas.
E assim sendo, para quê ter dezasseis ou catorze ou doze indivíduos a tomar conta das criancinhas se podemos ter só metade?
Quem ensina português também ensina inglês técnico.
E quem ensina Matemática também ensina Ciências Naturais.
Se é só para ocupar o tempo das criancinhas, talvez bastassem umas mulheres a dias a ganharem o salário mínimo em vez de estar a contratar professores.

Depois arranjam-se as Novas Oportunidades e uma qualquer universidade independente. Em último caso pode comprar-se um pacote de Farinha Amparo. Pode ser que saia um diploma de engenheiro.


Sem comentários: