TGV
Oposição quer ouvir Governo sobre alegadas pressões
O PCP, o BE e o CDS-PP querem explicações ao Governo sobre alegadas pressões para que dois técnicos superiores alterassem um parecer sobre os traçados de TGV entre Alcobaça e Pombal. O PSD ainda não se pronunciou sobre o caso.
( TSF, 13:51 / 01 de Fevereiro 08)
O PCP, o Bloco de Esquerda e o CDS-PP pediram, esta sexta-feira, explicações ao Governo a às entidades envolvidas sobre alegadas pressões para que dois técnicos superiores alterassem um parecer que chumbava todos os traçados de TGV entre Alcobaça e Pombal.
Este pedido surge na sequência de a SIC ter avançado, esta quinta-feira, que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro terá afastado compulsivamente da comissão de avaliação do projecto dois técnicos, após terem rejeitado a pressão.
«É urgente que a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e a Comissão de Poder Local e Ambiente façam uma audição urgente», levando à Assembleia da República os responsáveis da CCDR do Centro e «os ministros do Ambiente e das Obras Públicas», salientou o comunista Bruno Dias.
Para o deputado do PCP, «é exigível que o Governo e as instituições do Estado esclareçam de uma vez por todas o que está a acontecer e o que vai acontecer num processo que está longe de ser transparente».
A mesma opinião é apresentada por Helena Pinto, do BE, para quem este processo «começa com situações de pressões politicas que não se entendem para que no fundo o traçado previsto pela RAVE seja aquele que a CCDR do Centro acaba por apoiar».
Também para António Carlos Monteiro, do CDS-PP, urge ouvir o ministro do Ambiente, porque é «inaceitável que, em matérias tão sensíveis como a alta velocidade, os funcionários do Ministério do Ambiente sejam colocados na situação de terem que fazer pareceres à medida daquilo que são os interesses das Obras Públicas».
Até ao momento, o PSD, principal partido da oposição, não se pronunciou sobre este caso.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
O poder socratino tal qual se exerce...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário